Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/52921
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorModl, Fernanda de Castro-
dc.contributor.authorBiavati, Nádia Dolores Fernandes-
dc.contributor.authorLeurquin, Eulália Vera Lúcia Fraga-
dc.date.accessioned2020-07-15T09:35:51Z-
dc.date.available2020-07-15T09:35:51Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationMODL, Fernanda de Castro; BIAVATI, Nádia Dolores Fernandes; LEURQUIN, Eulália Vera Lúcia Fraga. Cenas de uma atividade de leitura em um contexto de ensino-aprendizagem de Português como língua de herança: apontamentos interculturais. Fólio – Revista de Letras, Vitória da Conquista (BA), v. 12, n. 1, p. 391-415, jan./jun. 2020.pt_BR
dc.identifier.issn2176-4182-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52921-
dc.description.abstractIn this article, we present two scenes from a Portuguese class as a heritage language in Germany and demonstrate how the concepts of culture(s) as well as collective programming of the mind (Woodside, 2010) and territory(ies) are useful to understand why a Brazilian teacher is surprised by the way her Germanic-Brazilian students, born and raised in Germany, interpret the teaching text-object (a printed verb-visual advertisement). The intercultural notes we make help us to access and understand circumstances that account for the work with samples of texts in the heritage language education setting, which, in turn, point to the specificities of the teacher´s job, who already teaches or wants to teach in that setting.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFólio – Revista de Letraspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLinguística - Aspectos culturaispt_BR
dc.subjectEnsino-aprendizagempt_BR
dc.subjectLíngua de herançapt_BR
dc.subjectTrabalho docentept_BR
dc.subjectTextopt_BR
dc.titleCenas de uma atividade de leitura em um contexto de ensino-aprendizagem de Português como língua de herança: apontamentos interculturaispt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrNeste artigo, apresentamos duas cenas de uma aula de português como língua de herança na Alemanha e demonstramos como os conceitos de cultura(s) como uma programação coletiva da mente (Woodside, 2010) e território(s) são úteis para entendermos como uma professora brasileira é surpreendida pelo modo como os seus alunos germânico-brasileiros, nascidos e criados na Alemanha, interpretam o texto-objeto de Ensino (uma propaganda verbo-visual impressa). Os apontamentos interculturais que realizamos nos auxiliam a acessar e a compreender circunstâncias que perfazem o trabalho com exemplares de textos no contexto de ensino-aprendizagem de língua de herança, o que, por sua vez, aponta para especificidades do trabalho do professor, que já atua ou quer atuar, nesse contexto.pt_BR
dc.title.enScenes from a reading class in a Portuguese teaching-learning setting as a heritage language: intercultural notespt_BR
Aparece nas coleções:DLV - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_art_fcmodlndfbiavati.pdf384,73 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.