Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/52908
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Pereira, Nívea da Silva | - |
dc.contributor.author | Cavalcante, Maria Marina Dias | - |
dc.contributor.author | Castro, Solange Maria Santos | - |
dc.date.accessioned | 2020-07-14T10:52:45Z | - |
dc.date.available | 2020-07-14T10:52:45Z | - |
dc.date.issued | 2020 | - |
dc.identifier.citation | PEREIRA, Nívea da Silva; CAVALCANTE, Maria Marina Dias; CASTRO, Solange Maria Santos. Pesquisa e prática pedagógica em foco: a reflexividade como trilha. In: Castro, Paula Almeida de. (org.) de Avaliação: Processos e Políticas Campina Grande: Realize eventos, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.isbn | 978-65-86901-07-8 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52908 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Realize eventos | pt_BR |
dc.subject | Prática pedagógica | pt_BR |
dc.subject | Pesquisa | pt_BR |
dc.subject | Reflexividade | pt_BR |
dc.title | Pesquisa e prática pedagógica em foco: a reflexividade como trilha | pt_BR |
dc.type | Capítulo de Livro | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Este artigo apresenta resultados de um estudo realizado acerca da prática pedagógica, da pesquisa e da reflexividade e suas interfaces com as transformações do ensino, durante a disciplina Fundamentos Pedagógicos do Trabalho e da Formação Docente, no âmbito do Mestrado em Educação da Universidade Estadual do Ceará (UECE). No âmbito das discussões e dos estudos da disciplina, tivemos como referência os estudos de Franco (2012) sobre a práxis pedagógica; de Cavalcante (2014) acerca da docência universitária; de Therrien (2013) e Farias et al., (2014) sobre a reflexividade docente no Ensino Superior; de Freire (1987; 1999) sobre a educação e a emancipação humana, dentre outros autores. O presente exposto trata-se de uma pesquisa bibliográfica cujo método de investigação apoia-se na vertente qualitativa. Os pressupostos assumem que o exercício da docência em cursos superiores demanda, entre outros aspectos, uma prática pedagógica que se constitui em percursos dialógicos de reflexividade e pesquisa. O estudo objetivou investigar como tais experiências contribuem para a reelaboração de novas práticas pedagógicas docentes como possibilidade de emancipação humana. Por fim, os resultados apontam essas experiências como instrumentos norteadores de novas práticas pedagógicas emancipatórias. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Capítulos de livro |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2020_capliv_mspereira.pdf | 138,09 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.