Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/52904
Tipo: | Capítulo de Livro |
Título: | Formação continuada de professores: escrita colaborativa e a prática pedagógica investigativa / reflexiva |
Autor(es): | Silva, Maria Charleny de Sousa da Freitas, Mariana de Jesus |
Palavras-chave: | Educação;Empreendedorismo;Educação infantil. |
Data do documento: | 2020 |
Instituição/Editor/Publicador: | Realize eventos |
Citação: | SILVA, Maria Charleny de Sousa da; FREITAS, Mariana de Jesus. Formação continuada de professores: escrita colaborativa e a prática pedagógica investigativa / reflexiva. In: Castro, Paula Almeida de. (org.) de Avaliação: Processos e Políticas Campina Grande: Realize eventos, 2020. |
Resumo: | Com o avanço da ciência administrativa, ao longo do Século XX, modelos de processos gerenciais foram criados para mudar velhos paradigmas empresariais e pesquisadores estudaram formas de lidar com a utilização de recursos humanos e materiais, entre elas o empreendedorismo, estudado em grandes escolas de negócios no mundo. Diante disso, o objetivo primário desta investigação é diagnosticar a gestão empreendedora em uma escola-creche situada em Fortaleza, à luz da teoria de José Carlos Assis Dornelas. Logo, para atender ao objetivo geral deste estudo, utilizou-se uma pesquisa de natureza qualiquantitativa com tipologia descritiva, explicativa e aplicada, após a operacionalização da pesquisa bibliográfica, de campo, por meio de um estudo de caso. Assim, se realizou a aplicação de cinco testes do referido teórico e seis entrevistas estruturadas, como ferramentas para coleta dos dados primários. Estas serviram para autoavaliar o perfil empreendedor da gestora e diagnosticar sua administração. Como resultado, pode-se atestar que o modelo de administração do negócio da gestora é o ‘tradicional’ e que demonstra pouco conhecimento na área de gestão; apesar de ter comprometimento com seu trabalho e ser conhecedora dos seus clientes. Possui perfis empreendedores denominados de ‘empreendedor que aprende’ e ‘formatador’. Com atitudes em perseguir oportunidades; saber lidar com os riscos em suas negociações; possuir motivação no que faz e experiência de direção. Porém, observouse pouca insistência na resolução de problemas, com decisões não criativas e pouca habilidade em influenciar ou convencer pessoas para realização de trabalhos e objetivos. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52904 |
ISBN: | 978-65-86901-07-8 |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Capítulos de livro |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2020_capliv_mcssilva.pdf | 138,09 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.