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dc.contributor.authorSilva, Maria Charleny de Sousa da-
dc.contributor.authorFreitas, Mariana de Jesus-
dc.date.accessioned2020-07-14T10:20:23Z-
dc.date.available2020-07-14T10:20:23Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationSILVA, Maria Charleny de Sousa da; FREITAS, Mariana de Jesus. Formação continuada de professores: escrita colaborativa e a prática pedagógica investigativa / reflexiva. In: Castro, Paula Almeida de. (org.) de Avaliação: Processos e Políticas Campina Grande: Realize eventos, 2020.pt_BR
dc.identifier.isbn978-65-86901-07-8-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52904-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRealize eventospt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEmpreendedorismopt_BR
dc.subjectEducação infantil.pt_BR
dc.titleFormação continuada de professores: escrita colaborativa e a prática pedagógica investigativa / reflexivapt_BR
dc.typeCapítulo de Livropt_BR
dc.description.abstract-ptbrCom o avanço da ciência administrativa, ao longo do Século XX, modelos de processos gerenciais foram criados para mudar velhos paradigmas empresariais e pesquisadores estudaram formas de lidar com a utilização de recursos humanos e materiais, entre elas o empreendedorismo, estudado em grandes escolas de negócios no mundo. Diante disso, o objetivo primário desta investigação é diagnosticar a gestão empreendedora em uma escola-creche situada em Fortaleza, à luz da teoria de José Carlos Assis Dornelas. Logo, para atender ao objetivo geral deste estudo, utilizou-se uma pesquisa de natureza qualiquantitativa com tipologia descritiva, explicativa e aplicada, após a operacionalização da pesquisa bibliográfica, de campo, por meio de um estudo de caso. Assim, se realizou a aplicação de cinco testes do referido teórico e seis entrevistas estruturadas, como ferramentas para coleta dos dados primários. Estas serviram para autoavaliar o perfil empreendedor da gestora e diagnosticar sua administração. Como resultado, pode-se atestar que o modelo de administração do negócio da gestora é o ‘tradicional’ e que demonstra pouco conhecimento na área de gestão; apesar de ter comprometimento com seu trabalho e ser conhecedora dos seus clientes. Possui perfis empreendedores denominados de ‘empreendedor que aprende’ e ‘formatador’. Com atitudes em perseguir oportunidades; saber lidar com os riscos em suas negociações; possuir motivação no que faz e experiência de direção. Porém, observouse pouca insistência na resolução de problemas, com decisões não criativas e pouca habilidade em influenciar ou convencer pessoas para realização de trabalhos e objetivos.pt_BR
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