Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/52886
Type: | Capítulo de Livro |
Title: | Empreendedorismo na educação infantil: diagnóstico de gestão em uma escola-creche à luz de Dornelas |
Authors: | Borges, Ricardo Cesar de Oliveira Mesquista, José Cleiber de Oliveira |
Keywords: | Educação;Perfil empreendedor;Gestão |
Issue Date: | 2020 |
Publisher: | Realize eventos |
Citation: | BORGES, Ricardo Cesar de Oliveira; MESQUITA, José Cleiber de Oliveira. Empreendedorismo na educação infantil: diagnóstico de gestão em uma escola-creche à luz de Dornelas In: Castro, Paula Almeida de. (org.) de Avaliação: Processos e Políticas Campina Grande: Realize eventos, 2020. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | Com o avanço da ciência administrativa, ao longo do Século XX, modelos de processos gerenciais foram criados para mudar velhos paradigmas empresariais e pesquisadores estudaram formas de lidar com a utilização de recursos humanos e materiais, entre elas o empreendedorismo, estudado em grandes escolas de negócios no mundo. Diante disso, o objetivo primário desta investigação é diagnosticar a gestão empreendedora em uma escola-creche situada em Fortaleza, à luz da teoria de José Carlos Assis Dornelas. Logo, para atender ao objetivo geral deste estudo, utilizou-se uma pesquisa de natureza qualiquantitativa com tipologia descritiva, explicativa e aplicada, após a operacionalização da pesquisa bibliográfica, de campo, por meio de um estudo de caso. Assim, se realizou a aplicação de cinco testes do referido teórico e seis entrevistas estruturadas, como ferramentas para coleta dos dados primários. Estas serviram para autoavaliar o perfil empreendedor da gestora e diagnosticar sua administração. Como resultado, pode-se atestar que o modelo de administração do negócio da gestora é o ‘tradicional’ e que demonstra pouco conhecimento na área de gestão; apesar de ter comprometimento com seu trabalho e ser conhecedora dos seus clientes. Possui perfis empreendedores denominados de ‘empreendedor que aprende’ e ‘formatador’. Com atitudes em perseguir oportunidades; saber lidar com os riscos em suas negociações; possuir motivação no que faz e experiência de direção. Porém, observouse pouca insistência na resolução de problemas, com decisões não criativas e pouca habilidade em influenciar ou convencer pessoas para realização de trabalhos e objetivos. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52886 |
ISBN: | 978-65-86901-07-8 |
Appears in Collections: | PPGEB - Capítulos de livro |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2020_capliv_rborges.pdf | 138,1 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.