Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/52870
Tipo: | TCC |
Título: | A escola como mediadora da leitura |
Autor(es): | Sousa, Ana Paula Saraiva de |
Orientador: | Carvalho, Ana Maria Sá de |
Palavras-chave: | Leitura;Educação infantil;Biblioteca escolar |
Data do documento: | 2005 |
Resumo: | Apresenta um estudo realizado em duas escolas do município de Fortaleza que trabalham diretamente com o público infantil, desenvolvida para averiguar o real comprometimento da escola com as políticas de leitura e escrita na formação de novos leitores. A escola é apontada como mediadora da leitura.,pois segundo especialistas em educação, o prazer da leitura deve ser desenvolvido dentro da mesma em parceria com pais e comunidade durante as séries iniciais, ainda na infância, pois quanto mais cedo começar o desenvolvimento da leitura, mais o intelecto desenvolve-se. Mas que tipo de leitor a escola realmente está formando hoje? Porque a maioria dosjovens hoje não gostam de ler? Será que o gosto pela leitura depende da forma com que ela é introduzida em nossas vidas? Como a escola participa desse processo de aquisição e gosto pela leitura? A biblioteca escolar está inserida dentro deste contesto? Estas foram as principais questões levantadas que incentivaram a procura nas duas'escolas em questão. A orientação metodológica voltou-se para a escolha de métodos e técnicas privilegiando a obtenção de dados descritivos de natureza qualitativa que permitiu uma análise centrada na descrição do observado e na interpretação das entrevistas concedidas por funcionários, pais e educadores. Os resultados obtidos apontam o quanto, ainda, precisa ser feito para que realmente a escola possa cumprir seu papel esperado. |
Abstract: | It presents a study oftwo schools ofthe city ofFortaleza who work directly with the public child, developed to ascertain the real commitment of the school with the policies of reading and writing in the formation of new readers. The school is appointed as a mediator of reading, because according to experts in education, the pleasure of reading must be developed within the same in partnership with parents and community during the original series, even in childhood, because the sooner start the development of reading, most developing the intellect itself But what kind of player the school really is fonning today? Because most young people today do not like to read? Does the taste for reading depends on the manner with which it is introduced into our lives? As part of that process the school to purchase and taste for reading? The library school is embedded within this contest? These were the main issues raised encouraged that the demaod in the two schools in questiono The methodological guidance turned to the choice of methods and techniques favoring the taking of data descriptive of a qualitative nature that allowed ao aoalysis centered on the description of the observed and in the interpretation of interviews given by officials, parents and educators. The results indicate how much, still, needs to be done so that the school can really fulfill its role expected. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52870 |
Aparece nas coleções: | BIBLIOTECONOMIA - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2005_tcc_apssousa.pdf | 23,56 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.