Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/52868
Tipo: | Capítulo de Livro |
Título : | Crise da educação escolar: reflexões sobre a prática docente em escolas públicas de ensino fundamental em Fortaleza-CE-Brasil |
Autor : | Paula, Edson Oliveira de Batista, Leidiane Priscilla de Paiva Matos, Tharcia Priscilla de Paiva Batista |
Palabras clave : | Educação;Professores;Ensino básico |
Fecha de publicación : | 2020 |
Editorial : | Realize eventos |
Citación : | PAULA, Edson Oliveira de; BATISTA, Leidiane Priscilla de Paiva; MATOS, Tharcia Priscilla de Paiva Batista. Crise da educação escolar: reflexões sobre a prática docente em escolas públicas de ensino fundamental em Fortaleza-CE-Brasil. In: Castro, Paula Almeida de. (org.) de Avaliação: Processos e Políticas Campina Grande: Realize eventos, 2020. |
Resumen en portugués brasileño: | Refletir sobre as noções de crise e conhecimento a partir da prática docente constitui a base deste trabalho. Buscou-se não apenas apresentar uma discussão puramente teórica, mas lançar esforços na direção de tecer reflexões sobre nuances do cotidiano escolar no ensino público. O intuito foi diagnosticar o quadro geral observado no ensino básico em escolas públicas da rede municipal de Fortaleza, pondo em relevo os problemas socioeconômicos enfrentados pelos alunos e suas famílias, a desvalorização e o desrespeito sofridos pelos professores e profissionais da educação em sua lida diária. Elaborou-se este trabalho a partir da leitura de bibliografias que refletem desafios e possibilidades inerentes ao processo de ensino-aprendizagem, mas avança no campo da prática reflexiva. A escassez de recursos materiais e humanos, a desvalorização dos docentes e demais profissionais da educação, a falta de recursos e de incentivos para a formação continuada, o descompasso entre a preparação (universitária) e a realidade da prática do fazer pedagógico, o distanciamento da realidade vivida pelo aluno, as determinações do sistema educacional, a pressão e o assédio moral sofridos pelos professores mediante a busca de marcas e índices, etc. são alguns dos muitos problemas que contribuem para a famigerada crise da educação escolar. Constata-se que tal crise educacional se apresenta de forma multifacetada e exige ações conjuntas dos variados setores (governo, gestores escolares, família, alunos e professores) em busca de superar as dificuldades estruturais e os desafios impostos a sociedade na atual conjuntura. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52868 |
ISSN : | 978-65-86901-07-8 |
Aparece en las colecciones: | PPGEB - Capítulos de livro |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2020_capliv_eopaula.pdf | 138,09 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.