Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/52813
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Pesquisa sobre a interação de alunos em fóruns virtuais utilizando-se a técnica do rastreamento ocular
Autor(es): Rodrigues, Eduardo Santos Junqueira
Oliveira, Ítalo de
Teixeira, Elisângela Nogueira
Silva, Cátia Luzia Oliveira da
Torres, Andrei Bosco Bezerra
Coelho, Matheus Campelo
Palavras-chave: Ambiente virtual de aprendizagem;Rastreamento Ocular;Educação a Distância;Fórum virtual de aprendizagem
Data do documento: 2016
Instituição/Editor/Publicador: Revista Sistemas e Mídias Digitais (RSMD)
Citação: RODRIGUES, Eduardo Santos Junqueira; OLIVEIRA, Ítalo de; TEIXEIRA, Elisângela Nogueira; SILVA, Cátia Luzia Oliveira da; TORRES, Andrei Bosco Bezerra; COELHO, Matheus Campelo. Pesquisa sobre a interação de alunos em fóruns virtuais utilizando-se a técnica do rastreamento ocular. Revista Sistemas e Mídias Digitais (RSMD), Fortaleza (CE), v. 1, n. 2, dez. 2016.
Resumo: Este projeto de pesquisa visa documentar a navegação e leitura de alunos de cursos de graduação em ambientes virtuais de aprendizagem durante processos de aprendizagem, utilizando a técnica do rastreamento ocular (eye tracking). O objetivo é identificar elementos da navegação e do comportamento leitor do aluno, tanto da leitura de textos quanto do uso de interfaces experimentais, disponibilizadas em desktop, que favoreçam a interação dos alunos no contexto dos fóruns virtuais, gerando benefícios para a aprendizagem. Os resultados do estudo poderão orientar o desenvolvimento de parâmetros, validados cientificamente, para balizar o desenvolvimento de interfaces e ferramentas digitais para a Educação a Distância.
Abstract: This research project aims to document the navigation and reading of undergraduate students in virtual learning environments during learning processes, using the eye tracking technique. The objective is to identify elements of navigation and student reading behavior, trough reading texts and the use of experimental interfaces for desktop computers, which favor the interaction of students in the context of virtual forums, generating benefits for learning. The results of the study may guide the development of scientifically validated parameters to guide the development of digital interfaces and tools for Distance Education.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52813
ISSN: 2525-9555
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:DLV - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_art_esjrodriguesioliveira.pdf998,96 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.