Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/52813
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título : | Pesquisa sobre a interação de alunos em fóruns virtuais utilizando-se a técnica do rastreamento ocular |
Autor : | Rodrigues, Eduardo Santos Junqueira Oliveira, Ítalo de Teixeira, Elisângela Nogueira Silva, Cátia Luzia Oliveira da Torres, Andrei Bosco Bezerra Coelho, Matheus Campelo |
Palabras clave : | Ambiente virtual de aprendizagem;Rastreamento Ocular;Educação a Distância;Fórum virtual de aprendizagem |
Fecha de publicación : | 2016 |
Editorial : | Revista Sistemas e Mídias Digitais (RSMD) |
Citación : | RODRIGUES, Eduardo Santos Junqueira; OLIVEIRA, Ítalo de; TEIXEIRA, Elisângela Nogueira; SILVA, Cátia Luzia Oliveira da; TORRES, Andrei Bosco Bezerra; COELHO, Matheus Campelo. Pesquisa sobre a interação de alunos em fóruns virtuais utilizando-se a técnica do rastreamento ocular. Revista Sistemas e Mídias Digitais (RSMD), Fortaleza (CE), v. 1, n. 2, dez. 2016. |
Resumen en portugués brasileño: | Este projeto de pesquisa visa documentar a navegação e leitura de alunos de cursos de graduação em ambientes virtuais de aprendizagem durante processos de aprendizagem, utilizando a técnica do rastreamento ocular (eye tracking). O objetivo é identificar elementos da navegação e do comportamento leitor do aluno, tanto da leitura de textos quanto do uso de interfaces experimentais, disponibilizadas em desktop, que favoreçam a interação dos alunos no contexto dos fóruns virtuais, gerando benefícios para a aprendizagem. Os resultados do estudo poderão orientar o desenvolvimento de parâmetros, validados cientificamente, para balizar o desenvolvimento de interfaces e ferramentas digitais para a Educação a Distância. |
Abstract: | This research project aims to document the navigation and reading of undergraduate students in virtual learning environments during learning processes, using the eye tracking technique. The objective is to identify elements of navigation and student reading behavior, trough reading texts and the use of experimental interfaces for desktop computers, which favor the interaction of students in the context of virtual forums, generating benefits for learning. The results of the study may guide the development of scientifically validated parameters to guide the development of digital interfaces and tools for Distance Education. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52813 |
ISSN : | 2525-9555 |
Derechos de acceso: | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | DLV - Artigos publicados em revistas científicas |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_art_esjrodriguesioliveira.pdf | 998,96 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.