Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/52714
Tipo: Artigo de Evento
Título : O processo de colonização português no brasil e seus reflexos na educação, cultura, família e sexualidade
Autor : Medeiros, Jarles Lopes de
Jucá, Gisafran Nazareno Mota
Palabras clave : Colonização;Educação;Sexualidade
Fecha de publicación : 2016
Editorial : UFC
Resumen en portugués brasileño: A discussão em torno da educação, sexualidade e família brasileiras e sua contextualização histórica está relacionada ao processo de colonização, portanto, remete-nos ao continente europeu. A partir da relação de exploração entre colonizador e colonizado, Senhor e escravo, os elementos da sociedade brasileira se constituíram com características bem particulares. A educação exerceu sua influência como instituição asseguradora do repasse cultural e ideológico da metrópole portuguesa. O objetivo principal do presente ensaio é suscitar reflexões acerca das incoerências e (des)continuidades históricas existentes entre a sociedade brasileira e a europeia e suas interconexões. Além da pesquisa bibliográfica de caráter histórico, utilizamos como metodologia a História Oral, o que nos permitiu recorrer à fala de Cavalcante (2015) em determinados pontos do trabalho. Ao final, concluímos que tal percepção é fundamental para a compreensão dos fenômenos sociais e políticos que perturbam a atualidade, dentre eles a intolerância e a resistência ao se discutir os temas relacionados à sexualidade, bem como o consumismo vinculado ao egoísmo e à exploração, temas esses que acabam por repercutir no processo educativo.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52714
ISSN : 2237-2229
Aparece en las colecciones: PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2016_eve_jl medeiros.pdf167,39 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.