Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/52714
Tipo: Artigo de Evento
Título: O processo de colonização português no brasil e seus reflexos na educação, cultura, família e sexualidade
Autor(es): Medeiros, Jarles Lopes de
Jucá, Gisafran Nazareno Mota
Palavras-chave: Colonização;Educação;Sexualidade
Data do documento: 2016
Instituição/Editor/Publicador: UFC
Resumo: A discussão em torno da educação, sexualidade e família brasileiras e sua contextualização histórica está relacionada ao processo de colonização, portanto, remete-nos ao continente europeu. A partir da relação de exploração entre colonizador e colonizado, Senhor e escravo, os elementos da sociedade brasileira se constituíram com características bem particulares. A educação exerceu sua influência como instituição asseguradora do repasse cultural e ideológico da metrópole portuguesa. O objetivo principal do presente ensaio é suscitar reflexões acerca das incoerências e (des)continuidades históricas existentes entre a sociedade brasileira e a europeia e suas interconexões. Além da pesquisa bibliográfica de caráter histórico, utilizamos como metodologia a História Oral, o que nos permitiu recorrer à fala de Cavalcante (2015) em determinados pontos do trabalho. Ao final, concluímos que tal percepção é fundamental para a compreensão dos fenômenos sociais e políticos que perturbam a atualidade, dentre eles a intolerância e a resistência ao se discutir os temas relacionados à sexualidade, bem como o consumismo vinculado ao egoísmo e à exploração, temas esses que acabam por repercutir no processo educativo.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52714
ISSN: 2237-2229
Aparece nas coleções:PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_eve_jl medeiros.pdf167,39 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.