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Tipo: Artigo de Periódico
Título: Conceitos e modelos de letramento digital: o que as escolas de Ensino Fundamental adotam?
Autor(es): Pinheiro, Regina Cláudia
Palavras-chave: Letramento Digital;Tecnologias digitais;Modelos de letramento;Ambiente digital de aprendizagem
Data do documento: 2018
Instituição/Editor/Publicador: Revista Linguagem em (Dis)curso
Citação: PINHEIRO, Regina Cláudia. Conceitos e modelos de letramento digital: o que as escolas de Ensino Fundamental adotam?. Revista Linguagem em (Dis)curso, Tubarão (SC), v. 18, n. 3, p. 603-622, set./dez. 2018.
Resumo: Este artigo, fundamentado em Street (1984; 2003), Scribner e Cole (1991), Kleiman (1995; 2014), Cavalcante Jr. (2003), Buzato (2003; 2007), Ribeiro (2006), Xavier (2011) e Borges (2017), objetiva descrever e analisar as práticas de letramento digital de alunos do Ensino Fundamental, desenvolvidas nas aulas de Português no laboratório de informática, a fim de identificar o modelo de letramento e a concepção de letramento digital subjacentes a essas práticas. Para tanto, realiza um estudo de caso, utilizando os seguintes instrumentos/técnicas para construção dos dados: (i) questionário aplicado aos profissionais do laboratório de informática; (ii) observação das aulas de Português realizadas no laboratório de informática; (iii) entrevista com os alunos. Os resultados indicam que as práticas de letramento digital exercidas pelos alunos nas escolas investigadas têm como base um conceito de letramento que considera a escrita como âncora dessas práticas e se apoiam no modelo autônomo de letramento.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52713
ISSN: 1982-4017
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
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