Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/52713
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Pinheiro, Regina Cláudia | - |
dc.date.accessioned | 2020-07-02T10:46:41Z | - |
dc.date.available | 2020-07-02T10:46:41Z | - |
dc.date.issued | 2018 | - |
dc.identifier.citation | PINHEIRO, Regina Cláudia. Conceitos e modelos de letramento digital: o que as escolas de Ensino Fundamental adotam?. Revista Linguagem em (Dis)curso, Tubarão (SC), v. 18, n. 3, p. 603-622, set./dez. 2018. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1982-4017 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52713 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Revista Linguagem em (Dis)curso | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Letramento Digital | pt_BR |
dc.subject | Tecnologias digitais | pt_BR |
dc.subject | Modelos de letramento | pt_BR |
dc.subject | Ambiente digital de aprendizagem | pt_BR |
dc.title | Conceitos e modelos de letramento digital: o que as escolas de Ensino Fundamental adotam? | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Este artigo, fundamentado em Street (1984; 2003), Scribner e Cole (1991), Kleiman (1995; 2014), Cavalcante Jr. (2003), Buzato (2003; 2007), Ribeiro (2006), Xavier (2011) e Borges (2017), objetiva descrever e analisar as práticas de letramento digital de alunos do Ensino Fundamental, desenvolvidas nas aulas de Português no laboratório de informática, a fim de identificar o modelo de letramento e a concepção de letramento digital subjacentes a essas práticas. Para tanto, realiza um estudo de caso, utilizando os seguintes instrumentos/técnicas para construção dos dados: (i) questionário aplicado aos profissionais do laboratório de informática; (ii) observação das aulas de Português realizadas no laboratório de informática; (iii) entrevista com os alunos. Os resultados indicam que as práticas de letramento digital exercidas pelos alunos nas escolas investigadas têm como base um conceito de letramento que considera a escrita como âncora dessas práticas e se apoiam no modelo autônomo de letramento. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGL - Artigos publicados em revistas científicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2018_art_rcpinheiro.pdf | 1,2 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.