Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/52696
Type: | TCC |
Title: | Indisciplina escolar: numa perspectiva histórico-social da educação |
Authors: | Sousa Filho, Mário Cabral de |
Advisor: | Carmo, Francisca Maurilene do |
Keywords: | Indisciplina;Trabalho;Disciplina;Sociedade |
Issue Date: | 2015 |
Citation: | SOUSA FILHO, Mário Cabral de. Indisciplina escolar: numa perspectiva histórico-social da educação. 2015. 34f. - Monografia (TCC) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia, Fortaleza (CE), 2015. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | Considerando que a indisciplina escolar é um fenômeno que vem se agravando progressivamente, o presente documento terá como objetivo principal conhecer a relação que existe entre educação e trabalho, na perspectiva histórico-social para compreensão da indisciplina escolar. O interesse pela temática surge das praticas docentes de estágios nas escolas publicas e particulares de Fortaleza, no qual presenciei casos de indisciplina na sala de aula e pelo interesse para saber lidar com este problema. O estudo possibilitará aos professores entender como surgiu a educação a partir do trabalho, e compreender a relação do aprendizado entre professor e aluno através das tendências pedagógicas. Para a realização deste trabalho foi utilizada a pesquisa bibliográfica e usou-se o referencial teórico composto pelos seguintes autores: SAVIANI (2007), TONET (2012), OLIVEIRA (2005), FREIRE (1996) e dentre outros artigos e periódicos, com o intuído de conhecer os aspectos relativos à educação e trabalho, como também buscar conceitos da indisciplina e disciplina. Os resultados apontam que existe uma relação importante entre educação e trabalho, ausência de uma identidade do papel do professor, diante da grande evolução da sociedade pelo trabalho. Foi constatado que a educação sempre foi condicionada a produção da riqueza, e isso proporcionou práticas pedagógicas disciplinares muito conservadoras, tradicionais entre professor e aluno. A indisciplina nessa perspectiva histórico-social surge da indignação do aluno pelo sistema do ensino e torna-se necessário ter um novo olhar sobre a disciplina, não como forma de punição e submissão, mas de conscientização e do diálogo na relação professor-aluno. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52696 |
Appears in Collections: | PEDAGOGIA - TCC |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2015_tcc_mcsousafilho.pdf | 715,61 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.