Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/52666
Type: | Artigo de Evento |
Title: | Entre os escritos e o vivido: percepção dos discentes, docentes e professores dos cursos de medicina sobre a formação médica contemporânea |
Authors: | Sousa, Walney Ramos de Holanda, Patrícia Helena Carvalho |
Keywords: | Medicina- educação;Serviços Públicos de Saúde |
Issue Date: | 2016 |
Publisher: | UFC |
Citation: | SOUSA, Walney Ramos de; HOLANDA, Patrícia Helena Carvalho. Entre os escritos e o vivido: percepção dos discentes, docentes e professores dos cursos de medicina sobre a formação médica contemporânea. In: XV CONGRESSO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DO CEARÁ, 15., 24-27. set. 2016, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): UFC, 2016 .p.-537- 546.Tema: Histórias de Corpo - Religião – Educação. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | Trata do impacto da qualidade dos serviços públicos de saúde na formação médica. Discute o distanciamento das Políticas Públicas de Saúde e das Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Graduação em Medicina 2001/ 2014 com o vivido pelos atores envolvidos – discentes docentes e preceptores dos cursos de medicina. Revela as falas desses atores, colhidas em três escolas de medicina: (i) uma pública com currículo tradicional adaptado para atender as DCN/ 2001, situada no Ceará; (ii) uma privada com metodologia ativa de ensino, situada no Rio de Janeiro; (iii) uma pública, com metodologia inovadora, situada na Bahia. Concluímos que a melhor formação médica carece incluir no seu currículo as sensibilidades e melhor qualificação da inserção dos estudantes nos serviços públicos de saúde, que urgem ser reconstruídos. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52666 |
ISSN: | 2237-2229 |
Appears in Collections: | PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2016_eve_wsousa.pdf | 167,69 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.