Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/52666
Tipo: Artigo de Evento
Título: Entre os escritos e o vivido: percepção dos discentes, docentes e professores dos cursos de medicina sobre a formação médica contemporânea
Autor(es): Sousa, Walney Ramos de
Holanda, Patrícia Helena Carvalho
Palavras-chave: Medicina- educação;Serviços Públicos de Saúde
Data do documento: 2016
Instituição/Editor/Publicador: UFC
Citação: SOUSA, Walney Ramos de; HOLANDA, Patrícia Helena Carvalho. Entre os escritos e o vivido: percepção dos discentes, docentes e professores dos cursos de medicina sobre a formação médica contemporânea. In: XV CONGRESSO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DO CEARÁ, 15., 24-27. set. 2016, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): UFC, 2016 .p.-537- 546.Tema: Histórias de Corpo - Religião – Educação.
Resumo: Trata do impacto da qualidade dos serviços públicos de saúde na formação médica. Discute o distanciamento das Políticas Públicas de Saúde e das Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Graduação em Medicina 2001/ 2014 com o vivido pelos atores envolvidos – discentes docentes e preceptores dos cursos de medicina. Revela as falas desses atores, colhidas em três escolas de medicina: (i) uma pública com currículo tradicional adaptado para atender as DCN/ 2001, situada no Ceará; (ii) uma privada com metodologia ativa de ensino, situada no Rio de Janeiro; (iii) uma pública, com metodologia inovadora, situada na Bahia. Concluímos que a melhor formação médica carece incluir no seu currículo as sensibilidades e melhor qualificação da inserção dos estudantes nos serviços públicos de saúde, que urgem ser reconstruídos.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52666
ISSN: 2237-2229
Aparece nas coleções:PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_eve_wsousa.pdf167,69 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.