Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/52529
Tipo: | Artigo de Evento |
Título: | Reconhecendo caminhos: memorial como processo investigativo na formação docente |
Autor(es): | Santos, Amanda Oliveira dos Machado, Gilberto Andrade |
Palavras-chave: | Memorial;Formação docente;Ensino - Arte |
Data do documento: | 2016 |
Instituição/Editor/Publicador: | UFC |
Citação: | SANTOS, Amanda Oliveira dos; MACHADO, Gilberto Andrade. Reconhecendo caminhos: memorial como processo investigativo na formação docente. In: XV CONGRESSO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DO CEARÁ, 15., 24-27. set. 2016, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): UFC, 2016 .p.75-85.Tema: Histórias de Corpo - Religião – Educação. |
Resumo: | Pesquisa em Ensino de Artes Visuais, que tem como objeto de estudo o memorial como produção textual de formação, aplicado na disciplina de Ensino de Artes Visuais no Brasil do Curso de Licenciatura de Artes Visuais - CLAV do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE. Objetiva-serefletir a cerca da importância do memorial e das suas contribuições significativas da autobiografia nos processos de ensino e aprendizagem do artistaprofessor em formação acadêmica e profissional. Foi utilizado o recorte metodológico de três experiências da discente no ensino formal e não formal, bem como nas políticas publicas em artes, na sua inserção na graduação e nos programas institucionais de iniciação de ensino. Os dados coletados apontam para possíveis potencialidades do memorial no processo formativo acadêmico, situando-nos nos contextos educacionais, e possibilitam reconhecimentos positivos nas trajetórias profissionais. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52529 |
ISSN: | 2237-2229 |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_eve_aosantos.pdf | 166,37 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.