Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/52460
Tipo: Artigo de Periódico
Título : O uso de expressões referenciais em textos de estudantes pré-universitários
Autor : Garantizado Júnior, José Olavo da Silva
Palabras clave : Linguística Textual;Referenciação;Coesão textual;Coerência textual;Prática de texto;Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)
Fecha de publicación : 2016
Editorial : Revista Linguagem em Foco
Citación : GARANTIZADO JÚNIOR, José Olavo da Silva. O uso de expressões referenciais em textos de estudantes pré-universitários. Revista Linguagem em Foco, Fortaleza (CE), v. 8, n. 1, p. 43-54, 2016.
Resumen en portugués brasileño: O presente trabalho tem como objetivo analisar como as expressões referenciais que proporcionam a quebra da continuidade textual contribuem para a constituição da coerência/coesão em textos dissertativo-argumentativos de estudantes pré-universitários. A base teórica que sustentará nossa análise será a desenvolvida por Custódio Filho (2006) sobre as (in)adequações referenciais em textos de estudantes aprendizes, assim como a visão de Cavalcante (2011) e Garantizado Júnior (2011) sobre o fenômeno da coerência/coesão. Metodologicamente, nossa pesquisa é documental, uma vez que utilizaremos textos produzidos por estudantes pré-universitários em situação de prova simulada para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os resultados apontam que os processos referenciais, como defende Garantizado Júnior (2011), são fundamentais para a constituição da coerência textual e, também que, teoricamente, algumas inadequações cometidas pelos estudantes podem ser explicadas à luz dos estudos referenciais.
Abstract: This study aims to analyze the referential expressions that provide the breakdown of textual continuity contribute to the establishment of coherence / cohesion dissertative-argumentative texts of pre-college students. The theoretical basis that will support our analysis will be developed by Custódio Filho (2006) on the (in) adequacy references in texts of apprentices students, as well as the vision of Cavalcante (2011) and Garantizado Júnior (2011) on the consistency phenomenon / cohesion. Methodologically, our research is documentary, since we use texts produced by preuniversity students in simulated race situation for the National Secondary Education Examination (Enem). The results indicate that the reference processes, as advocated Garantizado Júnior (2011), are fundamental to the creation of textual coherence and also theoretically some inadequacies committed by students can be explained in the light of the reference studies.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52460
ISSN : 2674-8266
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: PPGL - Artigos publicados em revistas científicas

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2016_art_josgarantizadojunior.pdf123,28 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.