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dc.contributor.authorGarantizado Júnior, José Olavo da Silva-
dc.date.accessioned2020-06-19T04:36:12Z-
dc.date.available2020-06-19T04:36:12Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationGARANTIZADO JÚNIOR, José Olavo da Silva. O uso de expressões referenciais em textos de estudantes pré-universitários. Revista Linguagem em Foco, Fortaleza (CE), v. 8, n. 1, p. 43-54, 2016.pt_BR
dc.identifier.issn2674-8266-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52460-
dc.description.abstractThis study aims to analyze the referential expressions that provide the breakdown of textual continuity contribute to the establishment of coherence / cohesion dissertative-argumentative texts of pre-college students. The theoretical basis that will support our analysis will be developed by Custódio Filho (2006) on the (in) adequacy references in texts of apprentices students, as well as the vision of Cavalcante (2011) and Garantizado Júnior (2011) on the consistency phenomenon / cohesion. Methodologically, our research is documentary, since we use texts produced by preuniversity students in simulated race situation for the National Secondary Education Examination (Enem). The results indicate that the reference processes, as advocated Garantizado Júnior (2011), are fundamental to the creation of textual coherence and also theoretically some inadequacies committed by students can be explained in the light of the reference studies.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Linguagem em Focopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLinguística Textualpt_BR
dc.subjectReferenciaçãopt_BR
dc.subjectCoesão textualpt_BR
dc.subjectCoerência textualpt_BR
dc.subjectPrática de textopt_BR
dc.subjectExame Nacional do Ensino Médio (Enem)pt_BR
dc.titleO uso de expressões referenciais em textos de estudantes pré-universitáriospt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO presente trabalho tem como objetivo analisar como as expressões referenciais que proporcionam a quebra da continuidade textual contribuem para a constituição da coerência/coesão em textos dissertativo-argumentativos de estudantes pré-universitários. A base teórica que sustentará nossa análise será a desenvolvida por Custódio Filho (2006) sobre as (in)adequações referenciais em textos de estudantes aprendizes, assim como a visão de Cavalcante (2011) e Garantizado Júnior (2011) sobre o fenômeno da coerência/coesão. Metodologicamente, nossa pesquisa é documental, uma vez que utilizaremos textos produzidos por estudantes pré-universitários em situação de prova simulada para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os resultados apontam que os processos referenciais, como defende Garantizado Júnior (2011), são fundamentais para a constituição da coerência textual e, também que, teoricamente, algumas inadequações cometidas pelos estudantes podem ser explicadas à luz dos estudos referenciais.pt_BR
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