Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/52425
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título : | O atendimento educacional especializado para o aluno com deficiência mental |
Autor : | Figueiredo, Rita Vieira de Gomes, Adriana Leite Limaverde Poulin, Jean-Robert |
Palabras clave : | Atendimento Educacional Especializado;Deficiência mental;Formação de professor |
Fecha de publicación : | 2010 |
Editorial : | Inclusão: Revista de Educação Especial |
Citación : | FIGUEIREDO, Rita Vieira de; GOMES, Adriana Leite Limaverde; POULIN, Jean-Robert. O atendimento educacional especializado para o aluno com deficiência mental. Inclusão: Revista de Educação Especial, Brasília (DF), v. 5, n. 1, p. 40-45, jan./jul. 2010. |
Resumen en portugués brasileño: | O presente artigo define inicialmente o atendimento educacional especializado para o aluno com deficiência mental e precisa suas finalidades. Em seguida, apresenta as principais características cognitivas do aluno com deficiência mental a fim de desvendar a pertinência desse atendimento para esse aluno. Tendo por base o perfil cognitivo do aluno com deficiência mental, o artigo ressalta com a ajuda de alguns exemplos os princípios fundamentais de uma intervenção educativa própria desse tipo de atendimento. Finalmente apresenta a experiência vivenciada no decorrer de dois anos de desenvolvimento do projeto de Formação Continuada de Professores em Atendimento Educacional Especializado, oferecida na modalidade de Educação à distância pela Universidade Federal do Ceará em parceria com a Secretaria de Educação Especial, do Ministério da Educação. |
Abstract: | The present article defines initially the special education support for the pupil with mental deficiency and needs its purposes. After that, it presents the main cognitivies characteristics of the pupil with mental deficiency in order to unmask the relevancy of this attendance for this pupil. Having for base the cognitive profile of the pupil with mental deficiency, the article standes out with the aid of some examples the basic principles of a proper educative intervention of this type of attendance. Finally it presents the expe rience lived deeply in elapsing of two years of development of the project of Continued Formation of Professors in Specialized Educational Attendance, offered in the modality of long-distance Education for the Federal University of the Ceará in partnership with the Secretariat of Special, Ministry of the Education of Brazil. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52425 |
ISSN : | 1808-8899 |
Aparece en las colecciones: | DEE - Artigos publicados em revistas científicas |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2010_art_rvfigueiredoallgomes.pdf | 846,18 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.