Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/52425
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorFigueiredo, Rita Vieira de-
dc.contributor.authorGomes, Adriana Leite Limaverde-
dc.contributor.authorPoulin, Jean-Robert-
dc.date.accessioned2020-06-17T16:04:18Z-
dc.date.available2020-06-17T16:04:18Z-
dc.date.issued2010-
dc.identifier.citationFIGUEIREDO, Rita Vieira de; GOMES, Adriana Leite Limaverde; POULIN, Jean-Robert. O atendimento educacional especializado para o aluno com deficiência mental. Inclusão: Revista de Educação Especial, Brasília (DF), v. 5, n. 1, p. 40-45, jan./jul. 2010.pt_BR
dc.identifier.issn1808-8899-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52425-
dc.description.abstractThe present article defines initially the special education support for the pupil with mental deficiency and needs its purposes. After that, it presents the main cognitivies characteristics of the pupil with mental deficiency in order to unmask the relevancy of this attendance for this pupil. Having for base the cognitive profile of the pupil with mental deficiency, the article standes out with the aid of some examples the basic principles of a proper educative intervention of this type of attendance. Finally it presents the expe rience lived deeply in elapsing of two years of development of the project of Continued Formation of Professors in Specialized Educational Attendance, offered in the modality of long-distance Education for the Federal University of the Ceará in partnership with the Secretariat of Special, Ministry of the Education of Brazil.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherInclusão: Revista de Educação Especialpt_BR
dc.subjectAtendimento Educacional Especializadopt_BR
dc.subjectDeficiência mentalpt_BR
dc.subjectFormação de professorpt_BR
dc.titleO atendimento educacional especializado para o aluno com deficiência mentalpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO presente artigo define inicialmente o atendimento educacional especializado para o aluno com deficiência mental e precisa suas finalidades. Em seguida, apresenta as principais características cognitivas do aluno com deficiência mental a fim de desvendar a pertinência desse atendimento para esse aluno. Tendo por base o perfil cognitivo do aluno com deficiência mental, o artigo ressalta com a ajuda de alguns exemplos os princípios fundamentais de uma intervenção educativa própria desse tipo de atendimento. Finalmente apresenta a experiência vivenciada no decorrer de dois anos de desenvolvimento do projeto de Formação Continuada de Professores em Atendimento Educacional Especializado, oferecida na modalidade de Educação à distância pela Universidade Federal do Ceará em parceria com a Secretaria de Educação Especial, do Ministério da Educação.pt_BR
Aparece nas coleções:DEE - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2010_art_rvfigueiredoallgomes.pdf846,18 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.