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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/52405
Tipo: | Tese |
Título : | Escolas de educação profissional no Ceará : um estudo avaliativo acerca dos fatores que contribuem para (in)eficácia dos resultados do SPAECE |
Autor : | Silva, Lucas Melgaço da |
Tutor: | Ciasca, Maria Isabel Filgueiras Lima |
Palabras clave : | Educação profissional;Ensino médio;Avaliação educacional;Qualidade;Ceará |
Fecha de publicación : | 2020 |
Citación : | SILVA, Lucas Melgaço da. Escolas de educação profissional no Ceará : um estudo avaliativo acerca dos fatores que contribuem para (in)eficácia dos resultados do SPAECE. 2020. 372f. - Tese (Doutorado) - Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação, Fortaleza (CE), 2020. |
Resumen en portugués brasileño: | Faz-se necessária a identificação e a publicização da efetivação das políticas e estratégias didático-pedagógicas, no sentido de promoção de melhorias na oferta da Educação Básica, assim como a observação dos resultados positivos ou negativos das avaliações externas e a coerência com que as ações educativas são desenvolvidas no seio das escolas. O trabalho ora apresentado objetivou avaliar os fatores (ações e estratégias) que contribuem para a (in)eficácia dos resultados das avaliações externas do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Estado do Ceará (SPAECE), por meio de um estudo comparativo entre as Escolas Estaduais de Educação Profissional do Estado do Ceará (EEEP’s). Especificamente, procurou-se aprofundar os estudos sobre educação profissional e sua relação com o ensino médio; refletiu-se sobre avaliação educacional e suas relações com a qualidade na educação; foram comparadas ações e estratégias desenvolvidas pelas Escolas Estaduais de Educação Profissional do Ceará (EEEP), com maiores e menores resultados nas avaliações do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (SPAECE) e os seus reflexos nos resultados obtidos desta avaliação; identificaram-se as potencialidades e deficiências educacionais das Escolas Estaduais de Educação Profissional do Ceará (EEEP); e foram propostas adequações de práticas didático-pedagógicas, de gestão e estruturais, que potencializem a melhoria dos resultados nas avaliações externas e da aprendizagem dos educandos. Pontua-se que essas escolas surgiram por meio da parceria entre Governo Federal e Estadual, com um programa de ações de fortalecimento do ensino médio integrado à educação profissional, nas redes estaduais. Nos últimos anos, cada vez mais, a Secretaria Estadual de Educação do Ceará vem valorizando essa oferta educacional, através de investimentos de distintas ordens, tornando-se necessário evidenciar a importância de avaliação dos resultados dessas instituições. Sabendo disso, a metodologia utilizada foi de natureza qualitativa, de cunho descritivo, na forma de estudo comparativo, feito por meio de observação in loco, em documentos e sites oficiais, aplicação de questionários e entrevistas semiestruturadas. A fundamentação teve como base autores que discutem temas, tais como: educação profissional, ensino médio, avaliação educacional, gestão, formação de professores, qualidade na educação, entre outros. Os resultados confirmam a necessidade de alinhamento na oferta da educação nas Escolas Estaduais de Educação Profissional do Estado do Ceará, considerando a redefinição e efetivação de dez fatores, sendo nove considerados como principais, ante definição da pesquisa, a saber: estrutura física, projeto político pedagógico, currículo profissional, gestão, motivação, disciplina, programas e projetos, formação de professores, trabalho pedagógico e avaliação. Os resultados refutam a relação fortemente existente entre estrutura física da instituição e qualidade educacional. Por fim, como produto, foi proposto um panorama de melhoria àquelas instituições que, de alguma forma, possuem dificuldades de se firmarem entre escolas de excelência, além de fornecer elementos para a elaboração de políticas educacionais. |
Abstract: | Identifying and publicizing the effectiveness of didactic-pedagogical policies and strategies are necessary to improve Basic Education, as well as to observe the positive/negative results of external evaluations and the consistency with which educational activities are developed within schools. This work aimed to evaluate the factors (actions and strategies) that contribute to the (in)effectiveness of external evaluation results by the Permanent Evaluation System of Basic Education in Ceará State (SPAECE), through a comparative study of the Professional Education State Schools of Ceará (EEEP's). Specifically, we sought to further studies about professional education and its relationship with high school, reflected in educational evaluation and its relationship with education quality; actions and strategies developed by the Professional Education State Schools of Ceará (EEEP) were compared, with higher and lower results from the evaluations of the Permanent Evaluation System of Basic Education of Ceará (SPAECE) and their reflections on the results obtained from this evaluation; the educational potential and deficiencies of the Professional Education State Schools of Ceará (EEEP) were identified; and adjustments to didactic-pedagogical, management and structural practices were proposed to improve results in external evaluations and student learning. These schools emerged through a partnership between the Federal and State Government, with an action program to strengthen education integrated with professional education in state networks. In recent years, the Department of Education of Ceará has increasingly valued and invested in the educational offer, making it necessary to highlight the importance of evaluating the results of these institutions. Considering this, qualitative and descriptive methods were used in a comparative study carried out through in loco observations, official documents, and websites, and by applying questionnaires and semi-structured interviews. These were based on authors who discuss topics such as: professional education, high school, educational evaluation, management, teacher training, quality in education, among others. The results confirm the need for alignment in the education system of the Professional Education State Schools of Ceará, considering the redefinition and implementation of ten factors, namely: physical structure, pedagogical political project, professional curriculum, management, motivation, discipline, programs and projects, teacher training, pedagogical work and evaluation. The results refute the strong relationship between the institution’s physical structure and educational quality. Finally, an improvement scenario is proposed for institutions that have any difficulties establishing themselves among schools of excellence, and elements to elaborate educational policies are provided. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52405 |
Aparece en las colecciones: | PPGEB - Teses defendidas na UFC |
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