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Tipo: TCC
Título: Uso da sintaxe espacial para delimitação de espaço compartilhado no centro de Fortaleza
Título em inglês: Use of space syntax for delimitation of a shared space in the center of Fortaleza
Autor(es): Cruz, Gizelle Heléne Jerônimo da
Orientador: Cavalcante, Antonio Paulo de Hollanda
Palavras-chave: Sintaxe espacial;Centro de Fortaleza;Espaço compartilhado;Acessibilidade e mobilidade;Engenharia de transportes
Data do documento: 2019
Citação: CRUZ, Gizelle Heléne Jerônimo da. Uso da sintaxe espacial para delimitação de espaço compartilhado no centro de Fortaleza. 2019. 77 f. TCC (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2019.
Resumo: Diante da perspectiva de intervenções urbanas na cidade de Fortaleza, faz se necessário avaliar e promover novas propostas que visem tornar as vivências mais seguras e os deslocamentos mais eficientes. O conceito de espaço compartilhado é utilizado como forma de atender os quesitos de conforto e segurança, visto que assim a prioridade de modos não motorizados é assegurada, tornando secundária a demanda de passagem de veículos automotores na via. Tendo isso em vista, este trabalho busca contribuir de forma a fazer uma análise qualitativa da proposta de implantação de um espaço compartilhado em centros históricos, sugerindo indicadores de acessibilidade e mobilidade capazes de fornecer parâmetros para que sejam adotadas políticas públicas que melhorem os serviços de transporte público e a caminhabilidade. Por meio da Sintaxe Espacial, obtendo-se características configuracionais da malha viária do Centro – como integração e conectividade, esse trabalho busca validar uma zona pedonal que otimize os deslocamentos das pessoas nessa região, promovendo mais conforto e segurança. Alguns modos de transportes são analisados com dados alheios à sintaxe espacial para se ter um comparativo da situação existente com a situação proposta conforme a delimitação da zona. A partir das variáveis configuracionais obtidas da análise da sintaxe espacial é possível identificar vias candidatas à circulação de modos específicos, sendo assim possível determinar uma região adequada à implantação de um espaço compartilhado que principalmente facilite os deslocamentos pedonais.
Abstract: Given the perspective of urban interventions in the city of Fortaleza, it is necessary to evaluate and promote new proposals aimed at making living experiences safer and more efficient travel. The concept of shared space is used as a way to meet the requirements of comfort and safety, since thus the priority of non-motorized modes is ensured, making the demand for motor vehicles on the road secondary. With this in mind, this paper seeks to contribute in order to make a qualitative analysis of the proposal to implement a shared space in historical centers, suggesting accessibility and mobility indicators capable of providing parameters for the adoption of public policies that improve transportation services. public and walkability. Through space syntax, obtaining configurational characteristics of the Center's road network – such as integration and connectivity, this work seeks to validate a pedestrian zone that optimizes the movement of people in this region, promoting more comfort and safety. Some modes of transport are analyzed with data beyond the spatial syntax to compare the existing situation with the proposed situation according to the zone delimitation. From the configurational variables obtained from the spatial syntax analysis, it is possible to identify candidate pathways for circulation in specific ways, thus determining a suitable region for the implementation of a shared space that mainly facilitates pedestrian displacements. NOME:
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52335
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