Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/52117
Type: Artigo de Periódico
Title: Pergunta-resposta: como o par dialógico constrói uma aula na alfabetização
Title in English: Question-answer: how the dialogic pair makes a literacy class
Authors: Santos, Sandoval Nonato Gomes
Macedo, Patrícia Sousa Almeida de
Keywords: Par dialógico P-R;Atividades na sala de aula;Aula de alfabetização;Ação docente
Issue Date: 2009
Publisher: Revista Brasileira de Linguística Aplicada
Citation: SANTOS, Sandoval Nonato Gomes; MACEDO, Patrícia Sousa Almeida de. Pergunta-resposta: como o par dialógico constrói uma aula na alfabetização. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, Belo Horizonte (MG), v. 9, n. 1, p. 133-149, 2009.
Abstract in Brazilian Portuguese: Este artigo tem como pretensão analisar a unidade dialógica Pergunta- Resposta, fundamental para a organização conversacional, nas interações mantidas em uma aula de alfabetização ocorrida em um contexto escolar singular. O par dialógico é examinado em relação aos gestos profissionais docentes, de modo a observar o movimento da professora e seu estilo de docência na construção da aula em questão. Ao final, justifica-se o foco nas perguntas em detrimento das respostas.
Abstract: This paper have as main goal to analyze the dialogic unity Question- Answer, which is fundamental for speech organization, in the interactions kept into a literacy class, occurred in a singular school environment the dialogic pair is examined in relation to professional teacher gestures, in order to observe the teacher’s movement and his/her teaching style in the construction of this specific class. In the end, the focus on the questions is justified regardless the answers.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52117
ISSN: 1984-6398
Access Rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:PPGL - Artigos publicados em revistas científicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2009_art_sngsantospsamacedo.pdf100,36 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.