Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/52099
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título : | Entre o Norte e o Sul. Entre o quente e o frio. Nada é tão simples: reflexões históricas, teóricas, temáticas e estéticas, talvez contemporâneas, sobre cinemas africanos |
Título en inglés: | Between North and South. Between Cold and Warm. Nothing is that simple: historical, aesthetic, theoretical, thematic, perhaps contemporary, reflections on African cinemas |
Autor : | Oliveira, Jusciele Conceição Almeida de |
Palabras clave : | Cinemas africanos;Enquadramento teórico;Estética;Crítica |
Fecha de publicación : | 2019 |
Editorial : | Vazantes – Revista do Programa de Pós-Graduação em Artes |
Citación : | OLIVEIRA, Jusciele Conceição Almeida de. “Entre o Norte e o Sul. Entre o quente e o frio. Nada é tão simples”: reflexões históricas, teóricas, temáticas e estéticas, talvez contemporâneas, sobre cinemas africanos. Vazantes – Revista do Programa de Pós-graduação em Artes, Fortaleza, v. 3, n. 1, p. 130-151, 2019. |
Resumen en portugués brasileño: | O título, a partir do trecho da letra de uma música do filme Nha fala (2002) de Flora Gomes, busca-se representar as múltiplas possibilidades dos cinemas africanos contemporâneos, discute e critica algumas questões, demandas e exigências surgidas nas leituras que abarcam esta cinematografia, como é o caso do enquadramento teórico; divergências sobre nomenclatura; questões de ordem nacional, transnacional, transcultural, local e global; aspectos históricos; pleitos sobre variados temas, enredos, políticas e estéticas que são comuns e muito presentes no debate de ideias contemporâneas, relacionados com os cinemas mundial e africano. |
Abstract: | The title, from the lyrics of a song from the film My voice (2002) by Flora Gomes, seeks to represent the multiple possibilities of contemporary African cinemas, discusses and criticizes some questions, demands and requirements arising in the readings that cover this cinematography, as is the case with the theoretical framework; disagreements over nomenclature; national, transnational, cross-cultural, local and global issues; historical aspects; controversies on the various themes, scenarios, policies and aesthetics that are common and very present in the debate of contemporary ideas related to the world and African cinemas. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52099 |
ISSN : | 2594-5491 |
Aparece en las colecciones: | PPGARTES - Artigos publicados em revistas científicas |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2019_art_jcaoliveira.pdf | 243,1 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.