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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/52077
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Nogueira, Marcia Teixeira | - |
dc.contributor.author | Escócia, Patrícia Mônica Bastos da | - |
dc.date.accessioned | 2020-06-02T14:41:50Z | - |
dc.date.available | 2020-06-02T14:41:50Z | - |
dc.date.issued | 2020 | - |
dc.identifier.citation | ESCÓCIA, Patrícia Mônica Bastos da. Classes de palavras: uma proposta de tratamento dos substantivos no ensino fundamental. 2020. 105f. - Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Ceará, Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS), Fortaleza (CE), 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52077 | - |
dc.description.abstract | The teaching of grammar has, for some time, been going through transformations. Classes that follow the model centered on the view of right or wrong are discouraged and, in their place, emerges a suggestion towards a teaching method that takes into consideration especially the practical and efective use of language, since the old model, oriented towards the memorization of a meta-language, drives out the student’s will to know and own their language’s workings. Whit the purpose of acting positively in this context, this research aims to develop, with students in the 9th grade of Basic Education on a public school, in the city of Fortaleza-CE, a teaching method that promotes skills related to the epilinguistic observation and reflection on the properties of word classes, specifically nouns, in the effective use of language, namely from concrete texts present in activities that use the productive teaching approach. This way, we intend to instigate the student to observe and reflect more on the behavior of language, acknowledging that some words, especially nouns, share certain properties related to the form and function they assume in the effective use. The methodological design consists on a proposition of activities of productive and reflective nature, finding theoretical support on the Linguistic Functionalism, with the following stages: survey, intervention and evaluation. For such, works that cover language teaching and grammar were used as reference, such as Neves (2011; 2018), Nogueira (2014. 2010a, 2010b, 2008), Antunes (2003), Geraldi (1999), Travaglia (2009); and works that cover the theme of word classes such as Macambira (1970), Nogueira (1995), Duarte and Lima (2003), and others. Regarding the procedures of data collection and analysis, this research is characterized as a research-action. The obtained results reveal an evolution in the understanding by students in the particularities of the noun class, allowing us to conclude that instigate reflection on the language promotes the development of necessary skills for an effective learning. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Gramática | pt_BR |
dc.subject | Classes de palavras | pt_BR |
dc.subject | Substantivo | pt_BR |
dc.title | Classes de palavras: uma proposta de tratamento dos substantivos no ensino fundamental | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | A forma de ensino da gramática vem, já há algum tempo, passando por transformações. Aulas que seguem o modelo centrado na visão de certo ou errado são desestimuladas e, em seu lugar, surge a orientação para um ensino que leve em consideração, principalmente, o uso prático e efetivo da língua, pois o antigo modelo, voltado para memorização de uma metalinguagem, afasta o aluno da vontade de conhecer e de se apropriar do funcionamento de sua língua. Com o propósito de atuar positivamente sobre esse contexto, a presente pesquisa desenvolve, com alunos do 9º ano de Ensino Fundamental de uma escola da rede pública de ensino, na cidade de Fortaleza-CE, um ensino que promove as habilidades relacionadas à observação e à reflexão epilinguística sobre as propriedades das classes de palavras, em particular os substantivos, no uso efetivo da língua, isto é, a partir de textos concretos presentes em atividades que utilizam a abordagem produtiva de ensino. Pretende-se, dessa forma, instigar o estudante a observar e refletir mais sobre o comportamento da língua, reconhecendo que algumas palavras, em particular, os substantivos, compartilham certas propriedades relacionadas à forma e à função que elas assumem no uso efetivo. O desenho metodológico consiste numa proposta de sequência de atividades de cunho produtivo e reflexivo, que encontra respaldo teórico no Funcionalismo linguístico, e que contou com as seguintes etapas: sondagem, intervenção e avaliação. Para tanto, foram usadas como referência obras que tratam do ensino de língua e de gramática, tais como Neves (2011; 2018), Nogueira (2014, 2010a, 2010b, 2008), Antunes (2007), Geraldi (2002), Travaglia (2009); e obras que tratam do tema das classes de palavras, tais como Macambira (1970), Nogueira (1995), Duarte e Lima (2003), entre outros. Quanto aos procedimentos de coleta e análise de dados, a pesquisa caracteriza-se como uma pesquisa-ação. Os resultados obtidos revelam uma evolução na compreensão dos alunos quanto às particularidades da classe dos substantivos, permitindo-nos concluir que um ensino pautado em atividades que instiguem a reflexão sobre o funcionamento da língua promove o desenvolvimento de habilidades necessárias a uma aprendizagem efetiva. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PROFLETRAS - Dissertações defendidas na UFC |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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