Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/51957
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título : | Informação social e cultura informacional: uma análise fílmica da obra “O menino que descobriu o vento” |
Autor : | Cabral, Viviane Holanda Feitosa, Luiz Tadeu Cavalcante, Lidia Eugenia |
Palabras clave : | Fluxo da informação;Cultura e informação;Mediação da informação;Informação social;Biblioteca escolar |
Fecha de publicación : | 2020 |
Editorial : | RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação |
Citación : | CABRAL, Viviane Holanda; FEITOSA, Luiz Tadeu; CAVALCANTE, Lidia Eugenia. Informação social e cultura informacional: uma análise fílmica da obra “O menino que descobriu o vento”. RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Campinas, SP, v. 18, 2020. |
Resumen en portugués brasileño: | Busca refletir sobre as teorias relacionadas ao conceito de informação social e cultura informacional, ou seja, produção/construção, comunicação/veiculação e consumo/apropriação, à luz de análise fílmica da narrativa, baseada em uma história real, cujo enredo chegou ao cinema com o título “O menino que descobriu o vento”. Objetiva compreender o papel da biblioteca como geradora de transformação social, a partir da participação do bibliotecário/mediador como integrante do processo de mediação da informação e construção do conhecimento. Para tanto, buscou-se o entrelaçamento dos conceitos de cultura e informação social a partir do papel social e simbólico das bibliotecas, o que se configurou como condição essencial para relacionar tais teorias no âmbito deste estudo. Para fundamentar as teorias apresentadas e sua inter-relação com o fluxo da informação social, destaca-se as três dimensões abordadas por Cardoso (1994) e elabora-se uma tabela relacionando historicidade, totalidade e tensionalidade da informação com trechos do filme ora estudado. Dessa forma, identifica-se as relações entre o conhecimento produzido e o papel da biblioteca na apropriação da informação, a partir da diversidade de processos e relações cotidianas vivenciadas pelos personagens da obra. Conclui-se ressaltando o quão relevante é o poder da informação social construída por meio do acesso ao conhecimento. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/51957 |
ISSN : | 1678-765X |
Aparece en las colecciones: | PPGCI - Artigos publicados em revistas científicas |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2020_art_vhcabral_ltfeitosa_lecavalcante.pdf | 460,66 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.