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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/51957
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Cabral, Viviane Holanda | - |
dc.contributor.author | Feitosa, Luiz Tadeu | - |
dc.contributor.author | Cavalcante, Lidia Eugenia | - |
dc.date.accessioned | 2020-05-26T03:08:29Z | - |
dc.date.available | 2020-05-26T03:08:29Z | - |
dc.date.issued | 2020 | - |
dc.identifier.citation | CABRAL, Viviane Holanda; FEITOSA, Luiz Tadeu; CAVALCANTE, Lidia Eugenia. Informação social e cultura informacional: uma análise fílmica da obra “O menino que descobriu o vento”. RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Campinas, SP, v. 18, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1678-765X | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/51957 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação | pt_BR |
dc.subject | Fluxo da informação | pt_BR |
dc.subject | Cultura e informação | pt_BR |
dc.subject | Mediação da informação | pt_BR |
dc.subject | Informação social | pt_BR |
dc.subject | Biblioteca escolar | pt_BR |
dc.title | Informação social e cultura informacional: uma análise fílmica da obra “O menino que descobriu o vento” | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Busca refletir sobre as teorias relacionadas ao conceito de informação social e cultura informacional, ou seja, produção/construção, comunicação/veiculação e consumo/apropriação, à luz de análise fílmica da narrativa, baseada em uma história real, cujo enredo chegou ao cinema com o título “O menino que descobriu o vento”. Objetiva compreender o papel da biblioteca como geradora de transformação social, a partir da participação do bibliotecário/mediador como integrante do processo de mediação da informação e construção do conhecimento. Para tanto, buscou-se o entrelaçamento dos conceitos de cultura e informação social a partir do papel social e simbólico das bibliotecas, o que se configurou como condição essencial para relacionar tais teorias no âmbito deste estudo. Para fundamentar as teorias apresentadas e sua inter-relação com o fluxo da informação social, destaca-se as três dimensões abordadas por Cardoso (1994) e elabora-se uma tabela relacionando historicidade, totalidade e tensionalidade da informação com trechos do filme ora estudado. Dessa forma, identifica-se as relações entre o conhecimento produzido e o papel da biblioteca na apropriação da informação, a partir da diversidade de processos e relações cotidianas vivenciadas pelos personagens da obra. Conclui-se ressaltando o quão relevante é o poder da informação social construída por meio do acesso ao conhecimento. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGCI - Artigos publicados em revistas científicas |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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