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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCabral, Viviane Holanda-
dc.contributor.authorFeitosa, Luiz Tadeu-
dc.contributor.authorCavalcante, Lidia Eugenia-
dc.date.accessioned2020-05-26T03:08:29Z-
dc.date.available2020-05-26T03:08:29Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationCABRAL, Viviane Holanda; FEITOSA, Luiz Tadeu; CAVALCANTE, Lidia Eugenia. Informação social e cultura informacional: uma análise fílmica da obra “O menino que descobriu o vento”. RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Campinas, SP, v. 18, 2020.pt_BR
dc.identifier.issn1678-765X-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/51957-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informaçãopt_BR
dc.subjectFluxo da informaçãopt_BR
dc.subjectCultura e informaçãopt_BR
dc.subjectMediação da informaçãopt_BR
dc.subjectInformação socialpt_BR
dc.subjectBiblioteca escolarpt_BR
dc.titleInformação social e cultura informacional: uma análise fílmica da obra “O menino que descobriu o vento”pt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrBusca refletir sobre as teorias relacionadas ao conceito de informação social e cultura informacional, ou seja, produção/construção, comunicação/veiculação e consumo/apropriação, à luz de análise fílmica da narrativa, baseada em uma história real, cujo enredo chegou ao cinema com o título “O menino que descobriu o vento”. Objetiva compreender o papel da biblioteca como geradora de transformação social, a partir da participação do bibliotecário/mediador como integrante do processo de mediação da informação e construção do conhecimento. Para tanto, buscou-se o entrelaçamento dos conceitos de cultura e informação social a partir do papel social e simbólico das bibliotecas, o que se configurou como condição essencial para relacionar tais teorias no âmbito deste estudo. Para fundamentar as teorias apresentadas e sua inter-relação com o fluxo da informação social, destaca-se as três dimensões abordadas por Cardoso (1994) e elabora-se uma tabela relacionando historicidade, totalidade e tensionalidade da informação com trechos do filme ora estudado. Dessa forma, identifica-se as relações entre o conhecimento produzido e o papel da biblioteca na apropriação da informação, a partir da diversidade de processos e relações cotidianas vivenciadas pelos personagens da obra. Conclui-se ressaltando o quão relevante é o poder da informação social construída por meio do acesso ao conhecimento.pt_BR
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