Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/51956
Type: | Artigo de Periódico |
Title: | Ensaio psicológico com algumas contribuições experimentais por Helena Antipoff |
Authors: | Rafante, Heulália Charalo Lopes, Roseli Esquerdo |
Keywords: | Regime de internato;Antipoff, Helena (18-1947);Prática pedagógica - Fazenda do Rosário |
Issue Date: | 2006 |
Publisher: | Revista HISTEDBR On-line |
Citation: | RAFANTE, Heulália Charalo; LOPES, Roseli Esquerdo. Ensaio psicológico com algumas contribuições experimentais por Helena Antipoff. Revista HISTEDBR On-line, Campinas (SP), n. 23, p. 195-205, set. 2006. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | Nossa pesquisa no mestrado investigou as práticas pedagógicas da Fazenda do Rosário, instituição criada em 1940, pela educadora russa Helena Antipoff, para receber, em regime de internato, meninos “excepcionais” de Belo Horizonte, buscando verificar como essas ações repercutiram na vida dos meninos internos. Constatamos que o trabalho constituiu-se em fio condutor das atividades que envolviam os internos, o que tornou imprescindível verificarmos a visão que Helena Antipoff tinha do conceito trabalho. No Centro de Documentação e Pesquisa Helena Antipoff, situado na Biblioteca Central da Universidade Federal de Minas Gerais, localizamos um ensaio, escrito pela educadora, discutindo esse conceito a partir de uma perspectiva psicológica. Esse documento, que transcrevemos a seguir, trouxe uma contribuição importante à nossa dissertação, defendida no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos, sob o título “Helena Antipoff e o Ensino na Capital Mineira: a Fazenda do Rosário e a Educação pelo Trabalho dos Meninos “Excepcionais” de 1940 a 1948. [...] |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/51956 |
ISSN: | 1676-2584 |
Appears in Collections: | DFE - Artigos publicados em revistas científicas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2006_art_hcrafanterelopes.pdf | 101,37 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.