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dc.contributor.authorRafante, Heulália Charalo-
dc.contributor.authorLopes, Roseli Esquerdo-
dc.date.accessioned2020-05-26T00:31:25Z-
dc.date.available2020-05-26T00:31:25Z-
dc.date.issued2006-
dc.identifier.citationRAFANTE, Heulália Charalo; LOPES, Roseli Esquerdo. Ensaio psicológico com algumas contribuições experimentais por Helena Antipoff. Revista HISTEDBR On-line, Campinas (SP), n. 23, p. 195-205, set. 2006.pt_BR
dc.identifier.issn1676-2584-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/51956-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista HISTEDBR On-linept_BR
dc.subjectRegime de internatopt_BR
dc.subjectAntipoff, Helena (18-1947)pt_BR
dc.subjectPrática pedagógica - Fazenda do Rosáriopt_BR
dc.titleEnsaio psicológico com algumas contribuições experimentais por Helena Antipoffpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrNossa pesquisa no mestrado investigou as práticas pedagógicas da Fazenda do Rosário, instituição criada em 1940, pela educadora russa Helena Antipoff, para receber, em regime de internato, meninos “excepcionais” de Belo Horizonte, buscando verificar como essas ações repercutiram na vida dos meninos internos. Constatamos que o trabalho constituiu-se em fio condutor das atividades que envolviam os internos, o que tornou imprescindível verificarmos a visão que Helena Antipoff tinha do conceito trabalho. No Centro de Documentação e Pesquisa Helena Antipoff, situado na Biblioteca Central da Universidade Federal de Minas Gerais, localizamos um ensaio, escrito pela educadora, discutindo esse conceito a partir de uma perspectiva psicológica. Esse documento, que transcrevemos a seguir, trouxe uma contribuição importante à nossa dissertação, defendida no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos, sob o título “Helena Antipoff e o Ensino na Capital Mineira: a Fazenda do Rosário e a Educação pelo Trabalho dos Meninos “Excepcionais” de 1940 a 1948. [...]pt_BR
Aparece nas coleções:DFE - Artigos publicados em revistas científicas

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