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Tipo: Artigo de Periódico
Título : Helena Antipoff e a Fazenda do Rosário: a educação pelo trabalho de meninos excepcionais na década de 1940
Título en inglés: Helena Antipoff and the Rosário Farm: the education by the work for the exceptional children and adolescents in 1940s
Autor : Rafante, Heulália Charalo
Lopes, Roseli Esquerdo
Palabras clave : Educação especial;Pessoas com Deficiência - história;Institucionalização;Criança institucionalizada - educação
Fecha de publicación : 2008
Editorial : Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo
Citación : RAFANTE, Heulália Charalo; LOPES, Roseli Esquerdo. Helena Antipoff e a Fazenda do Rosário: a educação pelo trabalho de meninos “excepcionais” na década de 1940. Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo, São Paulo (SP), v. 19, n. 3, p. 144-152, set./dez. 2008.
Resumen en portugués brasileño: Trata-se de uma pesquisa histórica, baseada em fontes documentais, cuja análise buscou fazer emergir a história da Fazenda do Rosário, instituição criada em 1940, pela psicóloga e educadora russa Helena Antipoff, para receber, em regime de internato, meninos “excepcionais” de Belo Horizonte. Observou-se as ações pedagógicas, o perfil e a trajetória dos internos, além das reações ao processo de institucionalização – entendido como um instrumento dos setores dominantes da sociedade para conservar a ordem vigente, no sentido de detectar o diferente e isolá-lo, numa estrutura de organização social que produz a contradição. Verificou-se, com relação às ações empreendidas por Helena Antipoff, se atenderam às necessidades das crianças e dos adolescentes institucionalizados ou se constituíram enquanto resposta ao meio social em que se instalou a instituição. Concluiu-se que a formação dos meninos tinha por objetivo prepará-los para o trabalho e o fio condutor das atividades foi o próprio trabalho, que substituía os estudos e as brincadeiras e os obrigava a se comportarem como adultos trabalhadores. Essa educação visava à produção da adaptação dos internos a uma realidade social pré-estabelecia, sendo, portanto, a educação ‘apenas’ um meio para, de fato, proteger e conservar o ordenamento social.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/51955
ISSN : 2238-6149
1415-9104
Aparece en las colecciones: DFE - Artigos publicados em revistas científicas

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