Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/51951
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título : | O ambiente na educação infantil e a construção da identidade da criança |
Título en inglés: | The role of the environment in early childhood education and the formation of the child’s identity |
Autor : | Cruz, Silvia Helena Vieira Cruz, Rosimeire Costa de Andrade |
Palabras clave : | Ambiente escolar;Educação Infantil;Identidade pessoal |
Fecha de publicación : | 2017 |
Editorial : | Revista Em Aberto |
Citación : | CRUZ, Silvia Helena Vieira; CRUZ, Rosimeire Costa de Andrade. O ambiente na educação infantil e a construção da identidade da criança. Revista Em Aberto, Brasília (DF), v. 30, n. 100, p. 71-81, set./dez. 2017. |
Resumen en portugués brasileño: | O papel desempenhado pelo ambiente na pedagogia da infância será tratado na perspectiva de Loris Malaguzzi, considerando as dimensões éticas e estéticas da sua obra sobre a educação infantil em Reggio Emilia, na Itália. Destaca-se a ideia do ambiente como terceiro educador, enfatizando o papel das relações estabelecidas entre adultos e crianças e entre as próprias crianças, assim como a participação de brinquedos, livros, quadros e demais objetos culturais nessas relações. Os elementos da constituição da identidade pela criança, propostos por Henri Wallon, reforçam a importância das interações e do meio nesse processo, o que possibilita um diálogo entre as contribuições teóricas wallonianas e as ideias defendidas pelo educador italiano. |
Abstract: | This paper presents the environment’s role on early childhood education in the perspective of Loris Malaguzzi, considering the ethical and aesthetic dimensions of his work over the early childhood education in Reggio Emilia, Italy. It emphasizes the idea of the environment as a third educator, underlining the role played by relationships children maintain among themselves and with adults, as well as the part taken by toys, books, paintings and other cultural objects in these relationships. The elements used by children to build their identity, according to Henri Wallon, reinforce the importance of the interactions and of the environment in this process, which allows a dialogue among Wallon’s theoretical contributions and the ideas defended by the italian educator. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/51951 |
ISSN : | 2176-6673 |
Derechos de acceso: | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2017_art_shvcruzrcacruz.pdf | 1,64 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.