Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/51951
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCruz, Silvia Helena Vieira-
dc.contributor.authorCruz, Rosimeire Costa de Andrade-
dc.date.accessioned2020-05-25T16:28:05Z-
dc.date.available2020-05-25T16:28:05Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationCRUZ, Silvia Helena Vieira; CRUZ, Rosimeire Costa de Andrade. O ambiente na educação infantil e a construção da identidade da criança. Revista Em Aberto, Brasília (DF), v. 30, n. 100, p. 71-81, set./dez. 2017.pt_BR
dc.identifier.issn2176-6673-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/51951-
dc.description.abstractThis paper presents the environment’s role on early childhood education in the perspective of Loris Malaguzzi, considering the ethical and aesthetic dimensions of his work over the early childhood education in Reggio Emilia, Italy. It emphasizes the idea of the environment as a third educator, underlining the role played by relationships children maintain among themselves and with adults, as well as the part taken by toys, books, paintings and other cultural objects in these relationships. The elements used by children to build their identity, according to Henri Wallon, reinforce the importance of the interactions and of the environment in this process, which allows a dialogue among Wallon’s theoretical contributions and the ideas defended by the italian educator.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Em Abertopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAmbiente escolarpt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subjectIdentidade pessoalpt_BR
dc.titleO ambiente na educação infantil e a construção da identidade da criançapt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO papel desempenhado pelo ambiente na pedagogia da infância será tratado na perspectiva de Loris Malaguzzi, considerando as dimensões éticas e estéticas da sua obra sobre a educação infantil em Reggio Emilia, na Itália. Destaca-se a ideia do ambiente como terceiro educador, enfatizando o papel das relações estabelecidas entre adultos e crianças e entre as próprias crianças, assim como a participação de brinquedos, livros, quadros e demais objetos culturais nessas relações. Os elementos da constituição da identidade pela criança, propostos por Henri Wallon, reforçam a importância das interações e do meio nesse processo, o que possibilita um diálogo entre as contribuições teóricas wallonianas e as ideias defendidas pelo educador italiano.pt_BR
dc.title.enThe role of the environment in early childhood education and the formation of the child’s identitypt_BR
Aparece nas coleções:PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_art_shvcruzrcacruz.pdf1,64 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.