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dc.contributor.authorFerreira, Luciane Corrêa-
dc.date.accessioned2020-05-19T00:11:01Z-
dc.date.available2020-05-19T00:11:01Z-
dc.date.issued2007-
dc.identifier.citationFERREIRA, Luciane Corrêa. Metáfora conceptual e língua estrangeira. Revista Organon, Porto Alegre (RS), v. 21, n. 43, p. 15-33, jul./dez. 2007.pt_BR
dc.identifier.issn2238-8915-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/51803-
dc.description.abstractTen metaphorical expressions were selected from English and American sites and their conceptual mappings were defined (LAKOFF e JOHNSON, 1980; GRADY, 1997). We developed two multiple choice tests and asked subjects to judge the expressions in a questionnaire with and without a context. In order to illustrate methodological issues concerning Conceptual Metaphor Theory, we discuss the results of the tests for the expressions "The temperature went from boiling to subzero" and "It has managed to sneak into their hearts". The high scores in the questionnaire without context point out that subjects use conceptual knowledge in the comprehension of metaphor.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Organonpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLinguística Cognitivapt_BR
dc.subjectTeoria da Metáfora Conceitualpt_BR
dc.subjectLíngua inglesapt_BR
dc.subjectExperiencialismopt_BR
dc.titleMetáfora conceptual e língua estrangeirapt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO presente trabalho é um estudo sobre a metáfora que se insere na Linguística Cognitiva e adota uma perspectiva experiencialista. O experiencialismo encara o significado como uma questão de compreensão humana. Não se trata do estudo da compreensão por alguns indivíduos. O experiencialismo está preocupado em entender como um indivíduo, sendo parte de uma comunidade linguística e de uma cultura, compreende o mundo e postula que a estrutura conceptual é significativa porque ela é corporificada, isto é, a estrutura conceptual emerge e está relacionada a nossas experiências corpóreas pré-conceptuais (LAKOFF, 1987). Isso significa que tentar entender a natureza corpórea da cognição humana envolve a procura por conexões possíveis entre mente-corpo e linguagem-corpo.[...]pt_BR
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