Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/51775
Tipo: | Artigo de Evento |
Título : | Reflexões sobre identidade e profissionalidade docente a partir de um relato de experiência |
Autor : | Sousa, Ana Cléa Gomes de Abreu, Mariana Cristina Alves de Lima, Marcos Antonio Martins Martins, Priscila Uchôa Silva, José Wellington da |
Palabras clave : | Identidade.;Saberes;Profissionalidade docente |
Fecha de publicación : | 2018 |
Editorial : | UFC |
Citación : | SOUSA, Ana Cléa Gomes de; ABREU, Mariana Cristina Alves de; LIMA, Marcos Antônio Martins; MARTINS, Priscila Uchôa Martins; SILVA, José Wellington da. Reflexões sobre identidade e profissionalidade docente a partir de um relato de experiência.In: CONGRESSO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DO CEARÁ, 17., 20-23 set. 2018. Sobral (CE), Anais... UFC: Fortaleza (CE): UFC, 2018.p. 284-296. Tema: Tecnologias da Educação: passado, presente, futuro. |
Resumen en portugués brasileño: | O presente artigo objetiva discutir os sentidos da experiência de uma professora a partir de seu relato, buscando identificar os contributos do que fora vivido para a identidade e a profissionalidade docente. A prática metodológica adotada nesse estudo encontra-se circunscrita numa abordagem de natureza qualitativa de cunho descritivo. Buscou-se referendar as construções em autores como Pimenta (1998), Tardif, (2011), Nóvoa (2014), Lessard e Tardif (2014). O estudo ocorreu por meio de duas etapas: pesquisa bibliográfica e análise de documento pessoal, conforme Bogdan e Biklen (1994). As discussões encontram-se delimitadas na constituição da profissionalidade docente e no convite à conscientização do professor desde a formação inicial ao exercício da profissão. Os resultados são apresentados em duas etapas. A primeira versa sobre o percurso profissional da professora, enfatizando dificuldades da trajetória e os sentidos para a constituição da identidade. Na segunda, recorreu-se às aulas relatadas como mote não para analise como estas aconteceram, mas, sim, sobre os significados da reflexão registrada no documento para a profissionalidade docente. Nos resultados apontam-se alguns contributos para profissionalidade da professora. Todavia, a necessidade de maior aprofundamento e o envolvimento de outros respondentes representa, de imediato, a limitação desse primeiro estudo sobre o tema. Palavras-chave: Saberes. Profissionalidade docente |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/51775 |
ISSN : | 2237-2229 |
Aparece en las colecciones: | PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2018_eve_acgsousa.pdf | 376,77 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.