Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/51775
Type: Artigo de Evento
Title: Reflexões sobre identidade e profissionalidade docente a partir de um relato de experiência
Authors: Sousa, Ana Cléa Gomes de
Abreu, Mariana Cristina Alves de
Lima, Marcos Antonio Martins
Martins, Priscila Uchôa
Silva, José Wellington da
Keywords: Identidade.;Saberes;Profissionalidade docente
Issue Date: 2018
Publisher: UFC
Citation: SOUSA, Ana Cléa Gomes de; ABREU, Mariana Cristina Alves de; LIMA, Marcos Antônio Martins; MARTINS, Priscila Uchôa Martins; SILVA, José Wellington da. Reflexões sobre identidade e profissionalidade docente a partir de um relato de experiência.In: CONGRESSO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DO CEARÁ, 17., 20-23 set. 2018. Sobral (CE), Anais... UFC: Fortaleza (CE): UFC, 2018.p. 284-296. Tema: Tecnologias da Educação: passado, presente, futuro.
Abstract in Brazilian Portuguese: O presente artigo objetiva discutir os sentidos da experiência de uma professora a partir de seu relato, buscando identificar os contributos do que fora vivido para a identidade e a profissionalidade docente. A prática metodológica adotada nesse estudo encontra-se circunscrita numa abordagem de natureza qualitativa de cunho descritivo. Buscou-se referendar as construções em autores como Pimenta (1998), Tardif, (2011), Nóvoa (2014), Lessard e Tardif (2014). O estudo ocorreu por meio de duas etapas: pesquisa bibliográfica e análise de documento pessoal, conforme Bogdan e Biklen (1994). As discussões encontram-se delimitadas na constituição da profissionalidade docente e no convite à conscientização do professor desde a formação inicial ao exercício da profissão. Os resultados são apresentados em duas etapas. A primeira versa sobre o percurso profissional da professora, enfatizando dificuldades da trajetória e os sentidos para a constituição da identidade. Na segunda, recorreu-se às aulas relatadas como mote não para analise como estas aconteceram, mas, sim, sobre os significados da reflexão registrada no documento para a profissionalidade docente. Nos resultados apontam-se alguns contributos para profissionalidade da professora. Todavia, a necessidade de maior aprofundamento e o envolvimento de outros respondentes representa, de imediato, a limitação desse primeiro estudo sobre o tema. Palavras-chave: Saberes. Profissionalidade docente
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/51775
ISSN: 2237-2229
Appears in Collections:PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2018_eve_acgsousa.pdf376,77 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.