Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/51772
Type: | Artigo de Evento |
Title: | História da educação e formação docente: a Escola Normal Nossa Senhora da Assunção – Guimarães/MA |
Authors: | Santiago, Alda Margarete Silva Farias Jucá, Gisafran Nazareno Mota |
Keywords: | Escola Normal;História-Ensino;Docentes-mulheres |
Issue Date: | 2018 |
Publisher: | UFC |
Citation: | SANTIAGO, Alda Margarete Silva Farias; JUCÁ, Gisafran Nazareno Mota. História da educação e formação docente: a Escola Normal Nossa Senhora da Assunção – Guimarães/MA. . In: CONGRESSO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DO CEARÁ, 17., 20-23 set. 2018. Sobral (CE), Anais... UFC: Fortaleza (CE): UFC, 2018.p. 188-198. Tema: Tecnologias da Educação: passado, presente, futuro. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | O presente artigo apresenta a relevância da Escola Normal Nossa Senhora da Assunção, em Guimarães/MA, para as trajetórias de suas ex-alunas, considerando a posição social das mulheres, e as características socioeconômicas do município. A escola favoreceu aconstrução da autonomia feminina, por meio da formação e inserção de mulheres no mundo produtivo e em demais espaços da vida pública, conforme os relatos orais das entrevistadas. Destaca-se aspectos sobre a materialização dessa Instituição, no tocante às condições físicas, organizacional, bem como às práticas educativas, os discursos circulantes, entre outras questões, que transformaram a escola em lugar de memória. As fontes orais subsidiaram esta pesquisa, que teve como base os estudos de Benjamin (1993), Pesavento (2008), Chartier (2009), Jucá (2011), Alberti (2005), Perrot (1990), Bosi (2003), entre outros. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/51772 |
ISSN: | 2237-2229 |
Appears in Collections: | PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2018_eve_amsfsantiago.pdf | 363,4 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.