Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/51634
Tipo: Artigo de Periódico
Título : A autoconfrontação como dispositivo metodológico para a formação continuada do professor
Título en inglés: The self-confrontation as a methodological device for the continuing teacher education
Autor : Bastos, Rafael Lira Gomes
Ribeiro, Pollyanne Bicalho
Palabras clave : Dialogismo;Psicologia do desenvolvimento;Autoconfrontação;Formação docente;Sequência formativa;Sequência didática
Fecha de publicación : 2019
Editorial : Revista Diálogo das Letras
Citación : BASTOS, Rafael Lira Gomes; RIBEIRO, Pollyanne Bicalho. A autoconfrontação como dispositivo metodológico para a formação continuada do professor. Revista Diálogo das Letras, Pau dos Ferros (RN), v. 8, n. 2, p. 165-178, maio/ago. 2019.
Resumen en portugués brasileño: Este artigo tem por objetivo demonstrar a interface entre o aporte teórico-metodológico da Clínica da Atividade através do dispositivo autoconfrontação com a formação continuada do professor em ambiente de trabalho tendo em vista a proposição de uma Sequência Formativa (SF) baseada na sequência didática (SD) desenvolvida por Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004). A autoconfrontação criada pelo linguista Faïta (1997) e aprimorada pelo psicólogo Clot (2010a, 2010b, 2017) é, há mais de vinte anos, uma metodologia de pesquisa/intervenção que busca possibilitar a transformação do trabalho e do trabalhador, pautada no dialogismo bakhtiniano e na psicologia do desenvolvimento de Vygotsky. Nosso desafio é, portanto, através de um estudo teórico, estabelecer as possibilidades de criação de uma SF a partir da autoconfrontação para favorecer o pensamento reflexivo do professor em situação de formação continuada, promovendo possibilidades de (trans)formação na prática profissional.
Abstract: This article aims to demonstrate the interface between, on the one hand, the theoretical-methodological contribution of the Clinic of Activity through the self-confrontation device and, on the other, the continuing teacher education in the workplace, with a view to proposing a Training Sequence (TS) based on the didactic sequence (DS) developed by Dolz, Noverraz and Schneuwly (2004). The self-confrontation was created by the linguist Faïta (1997) and enhanced by the psychologist Clot (2010a, 2010b, 2017) and it has been, for over twenty years, a methodology of research/intervention which makes possible the work and worker transformation, based on Bakhtin’s dialogism and Vygotsky's developmental psychology. Our challenge is, therefore, through a theoretical study, to establish the possibilities of creating a TS based on auto-confrontation to favor the reflective thinking of teachers in continuing education, in order to promote possibilities of transformation in professional practice.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/51634
ISSN : 2316-1795
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: DLV - Artigos publicados em revistas científicas

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2019_art_rlgbastospbribeiro.pdf213,58 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.