Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/51634
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorBastos, Rafael Lira Gomes-
dc.contributor.authorRibeiro, Pollyanne Bicalho-
dc.date.accessioned2020-05-09T00:38:48Z-
dc.date.available2020-05-09T00:38:48Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationBASTOS, Rafael Lira Gomes; RIBEIRO, Pollyanne Bicalho. A autoconfrontação como dispositivo metodológico para a formação continuada do professor. Revista Diálogo das Letras, Pau dos Ferros (RN), v. 8, n. 2, p. 165-178, maio/ago. 2019.pt_BR
dc.identifier.issn2316-1795-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/51634-
dc.description.abstractThis article aims to demonstrate the interface between, on the one hand, the theoretical-methodological contribution of the Clinic of Activity through the self-confrontation device and, on the other, the continuing teacher education in the workplace, with a view to proposing a Training Sequence (TS) based on the didactic sequence (DS) developed by Dolz, Noverraz and Schneuwly (2004). The self-confrontation was created by the linguist Faïta (1997) and enhanced by the psychologist Clot (2010a, 2010b, 2017) and it has been, for over twenty years, a methodology of research/intervention which makes possible the work and worker transformation, based on Bakhtin’s dialogism and Vygotsky's developmental psychology. Our challenge is, therefore, through a theoretical study, to establish the possibilities of creating a TS based on auto-confrontation to favor the reflective thinking of teachers in continuing education, in order to promote possibilities of transformation in professional practice.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Diálogo das Letraspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDialogismopt_BR
dc.subjectPsicologia do desenvolvimentopt_BR
dc.subjectAutoconfrontaçãopt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectSequência formativapt_BR
dc.subjectSequência didáticapt_BR
dc.titleA autoconfrontação como dispositivo metodológico para a formação continuada do professorpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste artigo tem por objetivo demonstrar a interface entre o aporte teórico-metodológico da Clínica da Atividade através do dispositivo autoconfrontação com a formação continuada do professor em ambiente de trabalho tendo em vista a proposição de uma Sequência Formativa (SF) baseada na sequência didática (SD) desenvolvida por Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004). A autoconfrontação criada pelo linguista Faïta (1997) e aprimorada pelo psicólogo Clot (2010a, 2010b, 2017) é, há mais de vinte anos, uma metodologia de pesquisa/intervenção que busca possibilitar a transformação do trabalho e do trabalhador, pautada no dialogismo bakhtiniano e na psicologia do desenvolvimento de Vygotsky. Nosso desafio é, portanto, através de um estudo teórico, estabelecer as possibilidades de criação de uma SF a partir da autoconfrontação para favorecer o pensamento reflexivo do professor em situação de formação continuada, promovendo possibilidades de (trans)formação na prática profissional.pt_BR
dc.title.enThe self-confrontation as a methodological device for the continuing teacher educationpt_BR
Aparece nas coleções:DLV - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_art_rlgbastospbribeiro.pdf213,58 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.