Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/51634
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Bastos, Rafael Lira Gomes | - |
dc.contributor.author | Ribeiro, Pollyanne Bicalho | - |
dc.date.accessioned | 2020-05-09T00:38:48Z | - |
dc.date.available | 2020-05-09T00:38:48Z | - |
dc.date.issued | 2019 | - |
dc.identifier.citation | BASTOS, Rafael Lira Gomes; RIBEIRO, Pollyanne Bicalho. A autoconfrontação como dispositivo metodológico para a formação continuada do professor. Revista Diálogo das Letras, Pau dos Ferros (RN), v. 8, n. 2, p. 165-178, maio/ago. 2019. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2316-1795 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/51634 | - |
dc.description.abstract | This article aims to demonstrate the interface between, on the one hand, the theoretical-methodological contribution of the Clinic of Activity through the self-confrontation device and, on the other, the continuing teacher education in the workplace, with a view to proposing a Training Sequence (TS) based on the didactic sequence (DS) developed by Dolz, Noverraz and Schneuwly (2004). The self-confrontation was created by the linguist Faïta (1997) and enhanced by the psychologist Clot (2010a, 2010b, 2017) and it has been, for over twenty years, a methodology of research/intervention which makes possible the work and worker transformation, based on Bakhtin’s dialogism and Vygotsky's developmental psychology. Our challenge is, therefore, through a theoretical study, to establish the possibilities of creating a TS based on auto-confrontation to favor the reflective thinking of teachers in continuing education, in order to promote possibilities of transformation in professional practice. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Revista Diálogo das Letras | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Dialogismo | pt_BR |
dc.subject | Psicologia do desenvolvimento | pt_BR |
dc.subject | Autoconfrontação | pt_BR |
dc.subject | Formação docente | pt_BR |
dc.subject | Sequência formativa | pt_BR |
dc.subject | Sequência didática | pt_BR |
dc.title | A autoconfrontação como dispositivo metodológico para a formação continuada do professor | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Este artigo tem por objetivo demonstrar a interface entre o aporte teórico-metodológico da Clínica da Atividade através do dispositivo autoconfrontação com a formação continuada do professor em ambiente de trabalho tendo em vista a proposição de uma Sequência Formativa (SF) baseada na sequência didática (SD) desenvolvida por Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004). A autoconfrontação criada pelo linguista Faïta (1997) e aprimorada pelo psicólogo Clot (2010a, 2010b, 2017) é, há mais de vinte anos, uma metodologia de pesquisa/intervenção que busca possibilitar a transformação do trabalho e do trabalhador, pautada no dialogismo bakhtiniano e na psicologia do desenvolvimento de Vygotsky. Nosso desafio é, portanto, através de um estudo teórico, estabelecer as possibilidades de criação de uma SF a partir da autoconfrontação para favorecer o pensamento reflexivo do professor em situação de formação continuada, promovendo possibilidades de (trans)formação na prática profissional. | pt_BR |
dc.title.en | The self-confrontation as a methodological device for the continuing teacher education | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DLV - Artigos publicados em revistas científicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2019_art_rlgbastospbribeiro.pdf | 213,58 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.