Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/51611
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | Concepções das crianças sobre a linguagem que devem aparecer em livros |
Autor(es): | Moura, Ana Célia Clementino |
Palavras-chave: | Aquisição, desenvolvimento e processamento da linguagem;Criança - Língua oral;Criança - Língua escrita;Escritos de crianças |
Data do documento: | 2001 |
Instituição/Editor/Publicador: | Revista Letras de Hoje |
Citação: | MOURA, Ana Célia Clementino. Concepções das crianças sobre a linguagem que devem aparecer em livros. Revista Letras de Hoje, Porto Alegre (RS), v. 36, n. 3, p. 473-480, set. 2001. |
Resumo: | Este trabalho pretende investigar as concepções das crianças sobre a linguagem que deve aparecer em textos escritos, ou seja, procuramos verificar se as crianças fazem alguma distinção quanto ao uso da linguagem elaborada e da linguagem coloquial. Sabe-se que a linguagem escrita é bem mais estruturada do que a falada. A literatura lista diferenças básicas entre língua oral e língua escrita: a sintaxe da primeira é tipicamente menos estruturada do que a da segunda, visto que naquela encontramos enunciados incompletos, pouca subordinação, predomínio da voz ativa com ausência do agente, já que o contexto permite ao falante preencher esta ausência. Enquanto a língua oral se utiliza predominantemente da coordenação, a língua escrita exibe um conjunto de marcadores metalinguísticos: conectores lógicos e marcadores temporais.[...] |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/51611 |
ISSN: | 1984-7726 |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | DLV - Artigos publicados em revistas científicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2001_art_accmoura.pdf | 486,78 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.