Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/51611
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título : | Concepções das crianças sobre a linguagem que devem aparecer em livros |
Autor : | Moura, Ana Célia Clementino |
Palabras clave : | Aquisição, desenvolvimento e processamento da linguagem;Criança - Língua oral;Criança - Língua escrita;Escritos de crianças |
Fecha de publicación : | 2001 |
Editorial : | Revista Letras de Hoje |
Citación : | MOURA, Ana Célia Clementino. Concepções das crianças sobre a linguagem que devem aparecer em livros. Revista Letras de Hoje, Porto Alegre (RS), v. 36, n. 3, p. 473-480, set. 2001. |
Resumen en portugués brasileño: | Este trabalho pretende investigar as concepções das crianças sobre a linguagem que deve aparecer em textos escritos, ou seja, procuramos verificar se as crianças fazem alguma distinção quanto ao uso da linguagem elaborada e da linguagem coloquial. Sabe-se que a linguagem escrita é bem mais estruturada do que a falada. A literatura lista diferenças básicas entre língua oral e língua escrita: a sintaxe da primeira é tipicamente menos estruturada do que a da segunda, visto que naquela encontramos enunciados incompletos, pouca subordinação, predomínio da voz ativa com ausência do agente, já que o contexto permite ao falante preencher esta ausência. Enquanto a língua oral se utiliza predominantemente da coordenação, a língua escrita exibe um conjunto de marcadores metalinguísticos: conectores lógicos e marcadores temporais.[...] |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/51611 |
ISSN : | 1984-7726 |
Derechos de acceso: | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | DLV - Artigos publicados em revistas científicas |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2001_art_accmoura.pdf | 486,78 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.