Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/51611
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Concepções das crianças sobre a linguagem que devem aparecer em livros
Autor(es): Moura, Ana Célia Clementino
Palavras-chave: Aquisição, desenvolvimento e processamento da linguagem;Criança - Língua oral;Criança - Língua escrita;Escritos de crianças
Data do documento: 2001
Instituição/Editor/Publicador: Revista Letras de Hoje
Citação: MOURA, Ana Célia Clementino. Concepções das crianças sobre a linguagem que devem aparecer em livros. Revista Letras de Hoje, Porto Alegre (RS), v. 36, n. 3, p. 473-480, set. 2001.
Resumo: Este trabalho pretende investigar as concepções das crianças sobre a linguagem que deve aparecer em textos escritos, ou seja, procuramos verificar se as crianças fazem alguma distinção quanto ao uso da linguagem elaborada e da linguagem coloquial. Sabe-se que a linguagem escrita é bem mais estruturada do que a falada. A literatura lista diferenças básicas entre língua oral e língua escrita: a sintaxe da primeira é tipicamente menos estruturada do que a da segunda, visto que naquela encontramos enunciados incompletos, pouca subordinação, predomínio da voz ativa com ausência do agente, já que o contexto permite ao falante preencher esta ausência. Enquanto a língua oral se utiliza predominantemente da coordenação, a língua escrita exibe um conjunto de marcadores metalinguísticos: conectores lógicos e marcadores temporais.[...]
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/51611
ISSN: 1984-7726
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:DLV - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2001_art_accmoura.pdf486,78 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.