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Tipo: Tese
Título : Os impactos do PIBID na formação inicial de professores de Língua Portuguesa
Autor : Baltor, Cristiane da Silva
Tutor: Moura, Ana Célia Clementino
Palabras clave : PIBID;Língua Portuguesa;Educação Básica
Fecha de publicación : 2020
Citación : BALTOR, Cristiane da Silva. Os impactos do PIBID na formação inicial de professores de Língua Portuguesa. 2020. 124f - Tese (Doutorado) - Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Linguística, Fortaleza (CE), 2020.
Resumen en portugués brasileño: O objetivo principal desta tese é analisar os impactos do PIBID na formação inicial de professores de Língua Portuguesa. Para tanto, filiamo-nos à perspectiva transdisciplinar da Linguística Aplicada (LA), com foco na formação de professores, o que nos permitiu ultrapassar barreiras disciplinares, estabelecendo um diálogo com as mais diversas áreas de conhecimento, em especial, com a área de Letras/Linguística e com a área de Educação. Os participantes desta pesquisa são professores de Língua Portuguesa da rede pública de ensino da educação básica, que atuaram como bolsistas de iniciação à docência do subprojeto Letras Português da URCA, por, pelo menos, três anos, desde a primeira Chamada Pública URCA/PROGRAD/PIBID Nº. 001/2014. A principal técnica de geração de dados ocorreu por meio de entrevistas semiestruturadas, ocasião em que os participantes tiveram a oportunidade de rememorar sua formação inicial e refletir sobre suas práticas. Ao longo da leitura das narrativas, foram emergindo as categorias de análise, que ficaram assim estruturadas: a) o início da trajetória; b) nos caminhos para a docência; c) para além da gramática; d) o modo de ser docente. Discorrer sobre tais categorias, com base em uma abordagem qualitativa, foi a sustentação deste estudo. Assim, de modo geral, os resultados evidenciaram que o PIBID contribuiu significativamente para o crescimento pessoal, acadêmico e profissional dos participantes, o que nos levou à seguinte conclusão: o subprojeto Letras Português da URCA (2014-2018), além de oportunizar aos licenciandos uma reflexão sobre o ensino da Língua Portuguesa, proporcionou-lhes um contato singular com a sala de aula, preparando-os para a prática pedagógica no contexto da educação básica.
Abstract: The main objective of this thesis is analyze the impacts of PIBID on the initial training of Portuguese language teachers. To achieve this goal, we adopted the transdisciplinary perspective of Applied Linguistics, focusing on teacher training, which allowed us to overcome disciplinary barriers, establishing a dialogue with the most diverse areas of knowledge, especially with the area of Languages/Linguistics and Education. The participants in this research are Portuguese language teachers from the public basic education, who acted as teaching assistants inteaching of the subproject URCA Letras Português, for at least three years, since the first Public Call URCA/PROGRAD/PIBID Nº. 001/2014. Data were obtained through semi-structured interviews, when the participants had the opportunity to recall their initial training and reflect on their practices. During the reading of the narratives, the categories of analysis emerged, which were structured as follows: a) the beginning of the trajectory; b) ways of teaching; c) beyond grammar; d) ways of becoming a teacher. The basis of the study was to discuss these categories, based on a qualitative approach. Thus, in general, the results showed that PIBID contributed significantly to the personal, academic and professional growth of the participants, which led us to the following conclusion: the subproject URCA Letras Português (2014-2018) provided them with a unique contact with the classroom, preparing them for pedagogical practice in the context of basic education. In addition, it gave the undergraduate students a chance to reflect on the teaching of the Portuguese language.
Resumen en español: El objetivo principal de esta tesis es analizar los impactos del PIBID en la formación inicial de profesores de Lengua Portuguesa. Para ello, nos unimos a la perspectiva interdisciplinar de la Lingüística Aplicada (LA), enfocado en la formación de profesores, lo que nos permitió ultrapasar barreras disciplinares, estableciendo un diálogo con las diversas áreas de conocimiento, en especial, con el área de Letras/Lingüística y con el área de Educación. Los participantes de esta investigación son profesores de Lengua Portuguesa de la red pública de enseñanza de la educación básica, que actuaron como becados de inicio a la docencia del subproyecto Letras Portugués de la URCA, por, al menos, tres años, desde la primera Llamada Pública URCA/PROGRAD/PIBID Nº. 001/2014. La principal técnica de generación de datos ocurrió por medio de entrevistas semiestructuradas, ocasión en que los participantes tuvieron la oportunidad de rememorar su formación inicial y reflexionar sobre sus prácticas. A lo largo de la lectura de las narrativas, fueron emergiendo las categorías de análisis, que quedaron así estructuradas: a) el inicio de la trayectoria; b) en los caminos de la docencia; c) para más allá de la gramática; d) el modo de ser docente. Discurrir sobre tales categorias, siguiendo un abordaje cualitativo, fue el sustento de este estudio. Así, de modo general, los resultados evidenciaron que el PIBID contribuyó significativamente para el crecimiento personal, académico y profesional de los participantes, lo que nos llevó a la siguiente conclusión: el subproyecto Letras Português de la URCA (2014-2018), más allá de permitirle a los licenciandos un reflejo sobre la enseñanza de la Lengua Portuguesa, les proporcionó un contacto singular con la sala de clases, preparándolos para la práctica pedagógica en el contexto de la educación básica.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/51565
Aparece en las colecciones: PPGL - Teses defendidas na UFC

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