Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/51523
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título : | Representações identitárias sobre o métier do professor no contexto do estágio |
Título en inglés: | Identity representations about the teacher's métier in the supervised practicum |
Autor : | Ribeiro, Pollyanne Bicalho |
Palabras clave : | Linguística Aplicada;Estágio docente;Formação docente;Interacionismo Sociodiscursivo;Teoria das Representações Sociais |
Fecha de publicación : | 2017 |
Editorial : | Veredas - Revista de Estudos Linguísticos |
Citación : | RIBEIRO, Pollyanne Bicalho. Representações identitárias sobre o métier do professor no contexto do estágio. Veredas - Revista de Estudos Linguísticos, Juiz de Fora (MG), v. 21, n. 3, p. 383-400, 2017. |
Resumen en portugués brasileño: | Esta pesquisa visa analisar a constituição identitária do professor, em situação de estágio, no curso de Letras. Partimos dos pressupostos do Interacionismo Sociodiscursivo – ISD - (BRONCKART, 1997, 2004, 2006, 2008; BUENO, 2007; LOUSADA, 2006), comungados com a Teoria das Representações Sociais (MOSCOVICI, 1961, 1989, 1996, JODELET, 1989; ABRIC, 1994) e com os pressupostos teóricos da Ergonomia da Atividade (AMIGUES, 2002, 2004; SAUJAT, 2002), e da Clínica da Atividade (CLOT, 1999, 2001; FAÏTA, 2004). Através das vozes e modalizações, identificadas em excertos de relatórios de regência, reconhecemos representações sobre o métier do professor. |
Abstract: | This paper aimed at analysing the identity constitution of the teacher in the supervised practicum (Language Course). Our analyses was based on the concepts of the Sociodiscursive Interactionism - ISD - (BRONCKART, 1997, 2004, 2006, 2008, BUENO, 2007, LOUSADA, 2006) combined with the theory of social representations (MOSCOVICI, 1961, 1989, 1996, JODELET, 1989; 1994), the Activity Ergonomics (AMIGUES, 2002, 2004, SAUJAT, 2002) and the Clinic of Activity (CLOT, 1999, 2001, FAÏTA, 2004). Through the analysis of the voices and modalizations, we identified representations on the work of the teacher. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/51523 |
ISSN : | 1982-2243 |
Derechos de acceso: | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | DLV - Artigos publicados em revistas científicas |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2017_art_pbribeiro.pdf | 314,81 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.