Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/51523
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Ribeiro, Pollyanne Bicalho | - |
dc.date.accessioned | 2020-04-30T11:24:34Z | - |
dc.date.available | 2020-04-30T11:24:34Z | - |
dc.date.issued | 2017 | - |
dc.identifier.citation | RIBEIRO, Pollyanne Bicalho. Representações identitárias sobre o métier do professor no contexto do estágio. Veredas - Revista de Estudos Linguísticos, Juiz de Fora (MG), v. 21, n. 3, p. 383-400, 2017. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1982-2243 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/51523 | - |
dc.description.abstract | This paper aimed at analysing the identity constitution of the teacher in the supervised practicum (Language Course). Our analyses was based on the concepts of the Sociodiscursive Interactionism - ISD - (BRONCKART, 1997, 2004, 2006, 2008, BUENO, 2007, LOUSADA, 2006) combined with the theory of social representations (MOSCOVICI, 1961, 1989, 1996, JODELET, 1989; 1994), the Activity Ergonomics (AMIGUES, 2002, 2004, SAUJAT, 2002) and the Clinic of Activity (CLOT, 1999, 2001, FAÏTA, 2004). Through the analysis of the voices and modalizations, we identified representations on the work of the teacher. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Veredas - Revista de Estudos Linguísticos | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Linguística Aplicada | pt_BR |
dc.subject | Estágio docente | pt_BR |
dc.subject | Formação docente | pt_BR |
dc.subject | Interacionismo Sociodiscursivo | pt_BR |
dc.subject | Teoria das Representações Sociais | pt_BR |
dc.title | Representações identitárias sobre o métier do professor no contexto do estágio | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Esta pesquisa visa analisar a constituição identitária do professor, em situação de estágio, no curso de Letras. Partimos dos pressupostos do Interacionismo Sociodiscursivo – ISD - (BRONCKART, 1997, 2004, 2006, 2008; BUENO, 2007; LOUSADA, 2006), comungados com a Teoria das Representações Sociais (MOSCOVICI, 1961, 1989, 1996, JODELET, 1989; ABRIC, 1994) e com os pressupostos teóricos da Ergonomia da Atividade (AMIGUES, 2002, 2004; SAUJAT, 2002), e da Clínica da Atividade (CLOT, 1999, 2001; FAÏTA, 2004). Através das vozes e modalizações, identificadas em excertos de relatórios de regência, reconhecemos representações sobre o métier do professor. | pt_BR |
dc.title.en | Identity representations about the teacher's métier in the supervised practicum | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DLV - Artigos publicados em revistas científicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2017_art_pbribeiro.pdf | 314,81 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.