Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/51522
Type: Artigo de Periódico
Title: Reconfigurações do agir professoral e tomada de consciência do professor em contexto de formação continuada
Title in English: Teacher´s reconfigurations of the action and awareness in the process of continuous training
Authors: Leurquin, Eulália Vera Lúcia Fraga
Peixoto, Camila Maria Marques
Keywords: Linguística Aplicada;Formação docente;Interacionismo Sociodiscursivo
Issue Date: 2017
Publisher: Veredas - Revista de Estudos Linguísticos
Citation: LEURQUIN, Eulália Vera Lúcia Fraga; PEIXOTO, Camila Maria Marques. Reconfigurações do agir professoral e tomada de consciência do professor em contexto de formação continuada. Veredas - Revista de Estudos Linguísticos, Juiz de Fora (MG), v. 21, n. 3, p. 261-275, 2017.
Abstract in Brazilian Portuguese: Analisamos a reconfiguração do agir professoral, a partir das pistas linguísticas e discursivas oriundas de textos produzidos em situação de autoconfrontação. Nesse contexto, consideramos os efeitos desenvolvimentais para a tomada de consciência profissional dos professores em situação de formação. Dos onze encontros do curso de formação dos professores do ProJovem Urbano, selecionamos um cujo objetivo era mostrar as relações entre as reconfigurações do trabalho do professor e a tomada de consciência do seu trabalho. Para as análises dos dados, utilizamos o quadro teórico e metodológico Interacionismo Sociodiscursivo, considerando as figuras de ação (BULEA, 2010). Observamos, no discurso dos professores, a explicitação de seus objetivos, a cristalização do agir, a reapropriação da ação e a avaliação de seu trabalho.
Abstract: We analyze the reconfiguration of the professorial act, starting from the linguistic and discursive clues, considering its effects for the awareness of the teachers in formation situation. We chose a meeting of the teachers' training course - ProJovem Urbano. Our aim is to show the relations between the reconfigurations of the teacher's work and the awareness of his work. We use the theoretical and methodological Sociodiscursive Interacionism framework, considering the figures of action (BULEA, 2010). We observed, in the teachers' discourse, the explication of their objectives, the crystallization of action, the reappropriation of action and the evaluation of their work.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/51522
ISSN: 1982-2243
Access Rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:DLV - Artigos publicados em revistas científicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2017_art_evlfleurquincmmpeixoto.pdf264,69 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.