Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/51522
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Leurquin, Eulália Vera Lúcia Fraga | - |
dc.contributor.author | Peixoto, Camila Maria Marques | - |
dc.date.accessioned | 2020-04-30T11:17:50Z | - |
dc.date.available | 2020-04-30T11:17:50Z | - |
dc.date.issued | 2017 | - |
dc.identifier.citation | LEURQUIN, Eulália Vera Lúcia Fraga; PEIXOTO, Camila Maria Marques. Reconfigurações do agir professoral e tomada de consciência do professor em contexto de formação continuada. Veredas - Revista de Estudos Linguísticos, Juiz de Fora (MG), v. 21, n. 3, p. 261-275, 2017. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1982-2243 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/51522 | - |
dc.description.abstract | We analyze the reconfiguration of the professorial act, starting from the linguistic and discursive clues, considering its effects for the awareness of the teachers in formation situation. We chose a meeting of the teachers' training course - ProJovem Urbano. Our aim is to show the relations between the reconfigurations of the teacher's work and the awareness of his work. We use the theoretical and methodological Sociodiscursive Interacionism framework, considering the figures of action (BULEA, 2010). We observed, in the teachers' discourse, the explication of their objectives, the crystallization of action, the reappropriation of action and the evaluation of their work. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Veredas - Revista de Estudos Linguísticos | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Linguística Aplicada | pt_BR |
dc.subject | Formação docente | pt_BR |
dc.subject | Interacionismo Sociodiscursivo | pt_BR |
dc.title | Reconfigurações do agir professoral e tomada de consciência do professor em contexto de formação continuada | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Analisamos a reconfiguração do agir professoral, a partir das pistas linguísticas e discursivas oriundas de textos produzidos em situação de autoconfrontação. Nesse contexto, consideramos os efeitos desenvolvimentais para a tomada de consciência profissional dos professores em situação de formação. Dos onze encontros do curso de formação dos professores do ProJovem Urbano, selecionamos um cujo objetivo era mostrar as relações entre as reconfigurações do trabalho do professor e a tomada de consciência do seu trabalho. Para as análises dos dados, utilizamos o quadro teórico e metodológico Interacionismo Sociodiscursivo, considerando as figuras de ação (BULEA, 2010). Observamos, no discurso dos professores, a explicitação de seus objetivos, a cristalização do agir, a reapropriação da ação e a avaliação de seu trabalho. | pt_BR |
dc.title.en | Teacher´s reconfigurations of the action and awareness in the process of continuous training | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DLV - Artigos publicados em revistas científicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2017_art_evlfleurquincmmpeixoto.pdf | 264,69 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.