Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/51522
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorLeurquin, Eulália Vera Lúcia Fraga-
dc.contributor.authorPeixoto, Camila Maria Marques-
dc.date.accessioned2020-04-30T11:17:50Z-
dc.date.available2020-04-30T11:17:50Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationLEURQUIN, Eulália Vera Lúcia Fraga; PEIXOTO, Camila Maria Marques. Reconfigurações do agir professoral e tomada de consciência do professor em contexto de formação continuada. Veredas - Revista de Estudos Linguísticos, Juiz de Fora (MG), v. 21, n. 3, p. 261-275, 2017.pt_BR
dc.identifier.issn1982-2243-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/51522-
dc.description.abstractWe analyze the reconfiguration of the professorial act, starting from the linguistic and discursive clues, considering its effects for the awareness of the teachers in formation situation. We chose a meeting of the teachers' training course - ProJovem Urbano. Our aim is to show the relations between the reconfigurations of the teacher's work and the awareness of his work. We use the theoretical and methodological Sociodiscursive Interacionism framework, considering the figures of action (BULEA, 2010). We observed, in the teachers' discourse, the explication of their objectives, the crystallization of action, the reappropriation of action and the evaluation of their work.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherVeredas - Revista de Estudos Linguísticospt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLinguística Aplicadapt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectInteracionismo Sociodiscursivopt_BR
dc.titleReconfigurações do agir professoral e tomada de consciência do professor em contexto de formação continuadapt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrAnalisamos a reconfiguração do agir professoral, a partir das pistas linguísticas e discursivas oriundas de textos produzidos em situação de autoconfrontação. Nesse contexto, consideramos os efeitos desenvolvimentais para a tomada de consciência profissional dos professores em situação de formação. Dos onze encontros do curso de formação dos professores do ProJovem Urbano, selecionamos um cujo objetivo era mostrar as relações entre as reconfigurações do trabalho do professor e a tomada de consciência do seu trabalho. Para as análises dos dados, utilizamos o quadro teórico e metodológico Interacionismo Sociodiscursivo, considerando as figuras de ação (BULEA, 2010). Observamos, no discurso dos professores, a explicitação de seus objetivos, a cristalização do agir, a reapropriação da ação e a avaliação de seu trabalho.pt_BR
dc.title.enTeacher´s reconfigurations of the action and awareness in the process of continuous trainingpt_BR
Aparece nas coleções:DLV - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_art_evlfleurquincmmpeixoto.pdf264,69 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.