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Tipo: Artigo de Periódico
Título: A importância do mediador na formação de professores
Autor(es): Gondim, Ana Angélica Lima
Leurquin, Eulália Vera Lúcia Fraga
Palavras-chave: Linguística Aplicada;Desenvolvimento profissional;Formação de professores;Mediação
Data do documento: 2017
Instituição/Editor/Publicador: Eutomia: Revista de Literatura e Linguística
Citação: GONDIM, Ana Angélica Lima; LEURQUIN, Eulália Vera Lúcia Fraga. A importância do mediador na formação de professores. Eutomia: Revista de Literatura e Linguística, Recife (PE), v. 1, n. 19, p. 157-177, jul. 2017.
Resumo: No processo de desenvolvimento profissional, em situação de formação de professor, a mediação tem um papel fundamental. Neste artigo, nosso foco é a formação do professor de português língua adicional proposta pelo Grupo de Estudos e Pesquisas em Linguística Aplicada. Nossa discussão está localizada no contexto do agir professoral em situação de formação cujo alvo é a análise e produção de material didático. Temos dois objetivos: entender o papel do formador ao atuar na zona de desenvolvimento proximal; e analisar efeitos da tomada de consciência do professor com relação ao seu agir professoral no desenvolvimento das capacidades de linguagem em situação de produção de material didático. Entendemos que nesse contexto, há um desenvolvimento profissional em curso e ele estabelece relações com a aprendizagem do “métier” professor. Os dados analisados foram gerados em uma formação de professores argentinos realizada na cidade de Rosário, em 2016.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/51308
ISSN: 1982-6850
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:PPGL - Artigos publicados em revistas científicas

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