Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/51260
Type: | Dissertação |
Title: | Situações didáticas olímpicas (SDO) para o ensino de geometria plana: um contributo da engenharia didática |
Title in English: | Olympic didactic situations (SDO) for teaching flat geometry: a contribution of didactic engineering |
Authors: | Araújo Filho, José Ednaldo de |
Advisor: | Alves, Francisco Régis Vieira |
Keywords: | Situações didáticas olímpicas;Engenharia didática;Geometria plana |
Issue Date: | 20-Sep-2019 |
Citation: | ARAUJO FILHO, José Ednaldo de. Situações didáticas olímpicas (SDO) para o ensino de geometria plana: um contributo da engenharia didática. 2019. 65 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2019 |
Abstract in Brazilian Portuguese: | As disputas de Matemática, mais conhecidas como olimpíadas de Matemática, vêm alcançando cada vez mais espaço nas instituições escolares no Brasil. Isso está acontecendo, pois essas disputas não requerem dos estudantes que eles memorizem fórmulas, mas que tenham a ciência dos conhecimentos básicos e um discernimento rápido e criativo. O processo de aprendizagem da Matemática nem sempre atinge os objetivos esperados, devido aos obstáculos e dificuldades apresentadas pelos alunos. Dessa forma, o presente trabalho tem como objetivo geral estruturar e propor Situações Didáticas Olímpicas (SDO) do conteúdo de Geometria Plana, no contexto da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), utilizando o software Geogebra como um recurso auxiliar para o professor e para o aluno. Para a elaboração das SDO, utilizamos como metodologia de pesquisa as duas primeiras fases da Engenharia Didática (ED), a saber: análise preliminar e análise a priori em complementaridade com a metodologia de ensino, Teoria das Situações Didáticas (TSD), para elaborar dez SDO referentes aos conteúdos de Geometria Plana, utilizando as quatro fases da TSD: ação, formulação, validação e institucionalização. Vislumbramos, com essa pesquisa, apresentar aos professores do Ensino Médio uma alternativa metodológica de abordagem de problemas olímpicos. As SDO elaboradas fazem parte de um caderno de atividades que constitui o produto educacional da pesquisa. |
Abstract: | The Mathematics disputes, which are better known as mathematics olympics, have achieved more and more space in schools in Brazil. This is happening, therefore, these disputes do not require students to memorize formulas, but it has the science of basic knowledge and a quick and creative discernment. The process of learning mathematics does not always reach the expected objectives, due to obstacles and difficulties presented by students. Thus, the work has as general objective to structure and propose Olympic Didactic Situations (ODS) of the content of Flat Geometry, in the context of OBMEP, using the Geogebra software as an auxiliary resource for the teacher and for the student. For the development of ODS, It was used as research methodology the first two stages of Didactic Engineering (DE), namely: preliminary analysis and a priori analysis in complementarity with the teaching methodology, Theory of Didactic Situations (TSD), to elaborate ten ODSs related to the contents of Flat Geometry, using the four phases of TSD: action, formulation, validation and institutionalization. It was glimpsed, with this research, to present to teachers of the Secondary a methodological alternative approach of Olympic problems. The elaborated ODSs are part of an activity notebook that constitutes the educational product of research. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/51260 |
Appears in Collections: | ENCIMA - Dissertações defendidas na UFC |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2019_dis_jearaujofilho.pdf | 1,84 MB | Adobe PDF | View/Open | |
2019_pe_jearaujofilho.pdf | 2,08 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.