Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/51230
Type: | Artigo de Periódico |
Title: | Editorial Linguística |
Authors: | Moura, Sueli Cavendish de Leurquin, Eulália Vera Lúcia Fraga Parahyba, Fatiha Dechicha Raquel, Betânia Maria Gomes |
Keywords: | Parâmetros Curriculares Nacionais;Editorial;Língua - Ensino e aprendizagem |
Issue Date: | 2019 |
Publisher: | Eutomia: Revista de Literatura e Linguística |
Citation: | MOURA, Sueli Cavendish de; LEURQUIN, Eulália Vera Lúcia Fraga; PARAHYBA, Fatiha Dechicha; RAQUEL, Betânia Maria Gomes. Editorial Linguística. Eutomia: Revista de Literatura e Linguística, Recife (PE), v. 1, n. 23, p. 1-8, jul. 2019. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) apresentaram mudanças significativas relativas ao ensino e aprendizagem de línguas. Dentre algumas, destacam-se a centralidade no texto; o gênero textual como um megainstrumento na sala de aula; o ensino com base na tríade leitura, produção textual e análise linguística; o espaço para o ensino da oralidade em sala de aula; a articulação necessária com a tecnologia, entre outras. Mais de vinte anos depois, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) (BRASIL, 2017) é homologada. Esse documento fortalece as tomadas de decisões teóricas feitas pelos PCN, e, ao mesmo tempo, faz ajustes em determinadas situações, como por exemplo propõe um ensino e aprendizagem de análise linguística/semiótica, ressignificando a relação texto e gramática. Além de ser um eixo para o ensino, a análise linguística/semiótica é também uma prática de linguagem. Nesta edição especial da Revista Eutomia, intitulada Da gramática tradicional à análise linguística/semiótica, gramática renovada: questões teóricas e práticas, abrimos espaço para discutir questões relacionadas a conceitos e práticas desta atividade.[...] |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/51230 |
ISSN: | 1982-6850 |
Access Rights: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | PPGL - Artigos publicados em revistas científicas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2019_art_scmouraevlfleurquin.pdf | 314,98 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.